Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Encontre o guia completo sobre FileZilla no blog da HostGator. Veja suas principais funcionalidades e vantagens, além do passo a passo para configurá-lo.

Já há algum tempo que a internet deixou de ser uma ferramenta de entretenimento que as pessoas usavam para baixar músicas e conversar com seus amigos.

Hoje este ambiente transformou completamente a forma como nos relacionamos e fazemos negócios. 

Com tecnologias cada vez mais acessíveis, não é mais necessário ser uma grande empresa para oferecer conteúdo ou produtos para milhares de pessoas ao redor do mundo.

Por um lado, esta democratização permite que qualquer pessoa possa ganhar dinheiro dentro da sua própria casa.

Mas por outro, isso faz com que o fluxo de arquivos na internet seja muito intenso, pois a todo segundo há servidores trocando informações entre si.

O que pode acarretar em lentidão e problemas de conexão, gerando uma experiência ruim para os usuários e fazendo os administradores perderem potenciais clientes.

Pensando nisso, as servidoras de hospedagem limitaram os uploads dos administradores em 500MB. 

O resultado é uma conexão mais veloz e, consequentemente, um melhor desempenho para seus clientes.

O que é o FileZilla?

Mas afinal de contas, o que o FileZilla tem a ver com isso? 

Bom, se você tem um site e precisa trocar arquivos mais pesados precisará de uma ferramenta que te auxilie neste processo. É nesta que o FileZilla entra em cena.

Muito utilizado por programadores e servidoras de hospedagem como uma ferramenta de apoio, com o FileZilla você resolverá problemas de lentidão ou impedimento de transferência de arquivos.

FileZilla nada mais é do que um protocolo auxiliar do FTP (File Transfer Protocol) para que você consiga transferir arquivos maiores que 500MB.

Como existe essa limitação para controlar o fluxo de informações e otimizar a velocidade das conexões, o FileZilla é usado por quem precisa aumentar este espaço.

Ele é com certeza um dos grandes aliados de administradores de sites pois permite a transferência de arquivos maiores entre os servidores.

Quais são as funcionalidades e vantagens do FileZilla? 

O FileZilla é mais do que um protocolo de transferência de arquivos, ele é literalmente um programa que você instala em seu computador para manipular os arquivos dentro dele.

Com uma interface limpa e fácil de mexer, o FileZilla possui vários recursos que vão facilitar o seu dia-a-dia.

Podemos listar inúmeros benefícios de usar este protocolo nas operações do seu site. E o melhor: você poderá utilizá-lo de maneira totalmente gratuita. 

Veja agora tudo o que você poderá fazer com ele e como instalá-lo em seu Painel de Administrador:

  • Simplicidade

Uma das principais vantagens do FileZilla é que ele possui uma interface muito simples e fácil de mexer.

Isso significa que qualquer pessoa, até mesmo quem não possui conhecimento nenhum em desenvolvimento pode usar este protocolo.

Como tem uma interface intuitiva a transferência de arquivos fica bem fácil, você pode fazer alterações nas pastas mesmo depois de já ter as conectado ao seu site.

Sua aparência lembra bastante o Windows, então será fácil localizar os arquivos e manuseá-los conforme sua necessidade.

  • Compatibilidade

Outra característica que torna o FileZilla muito interessante é sua compatibilidade com os mais diversos sistemas operacionais.

Depois de os mais usados como Windows, Linux e MAC até outros menos conhecidos como o BDS. 

Além disso, ele também pode ser conectado às mais diversas servidoras de hospedagem como a Hostgator e a popular Wix.

E também aos CMS (Content Management System) como WordPress e o próprio Criador de Sites da Hostgator. 

Desta forma você não tem nenhum tipo de limitação em relação ao seu uso ou problemas com compatibilidade de sistemas.

  • Flexibilidade

Sabia que é possível instalar plugins em seu site direto do FileZilla? Sim! Instalar temas e/ou plugins fica bem fácil quando se usa o protocolo.

Basta você baixar em seu site e depois transferir para o servidor pelo FileZilla. No painel de controle é possível fazer a operação em apenas alguns cliques.

  • Segurança

Para manter a segurança dos arquivos transferidos via FTP é necessário tomar algumas medidas. 

A primeira delas é instalar um antivírus no seu computador para que ele faça a verificação regularmente dos arquivos que entram e saem do seu equipamento.

Outra medida de segurança que pode ser eficiente é armazenar suas pastas em um HD externo, assim você garante que caso haja alguma pane no seu computador ou mesmo nos programas, seus arquivos não serão perdidos.

Você pode inclusive configurar um backup automático para salvar os arquivos diretamente no HD externo.

Além disso, uma dica de segurança básica mas que poucas pessoas dão a devida importância está relacionada à complexidade das senhas usadas para acessar suas contas, inclusive na administração do seu site.

Procure não usar a mesma senha para diferentes aplicações, também evite informações óbvias como datas de aniversário ou parte do seu nome e sobrenome.

Um jeito fácil de deixar suas senhas mais complexas é substituir letras por números e/ou caracteres especiais parecidos como a letra A por @ ou I pelo número 1, por exemplo.

Guarde suas senhas num lugar seguro, fora do computador de preferência – como num caderno, anotada a caneta, e nunca mostre para ninguém.

Como configurar o FileZilla? 

Configurar o protocolo FileZilla é um processo bem simples. Você não precisa ser um programador profissional para fazer isso.

Basta seguir o passo-a-passo a seguir para garantir a transferência de arquivos maiores sempre que for necessário, oferecendo assim uma melhor experiência para seus visitantes.

Veja agora um passo-a-passo de como baixar gratuitamente o programa e utilizá-lo para aumentar a capacidade de transferência de arquivos entre seu computador e o servidor de hospedagem.

Como instalar o FileZilla no computador

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o FileZilla. A boa notícia é que ele é gratuito e fica hospedado em um site público. 

Para encontrar o protocolo basta acessar https://filezilla-project.org/

Nesta página você encontrará o botão para download, é necessário baixar o arquivo em seu computador, o que é concluído em poucos minutos.

Após baixar o arquivo, uma janela será exibida solicitando autorização para que o programa seja instalado. Você deverá instalá-lo e após isso abri-lo em seu computador.

Fique tranquilo, pois o FileZilla é compatível com Linux, Windows, BDS, Mac OS X e vários outros sistemas operacionais.

Como conectar o FileZilla em seu servidor de hospedagem

Agora que você já tem o FileZilla instalado no seu computador, para usá-lo será necessário conectá-lo ao seu site.

Para isso, você precisará recolher algumas informações em seu cPainel ou painel do administrador como também é conhecido por alguns.

No cPanel você encontrará as seguintes informações:

  •  IP do seu site
  • Nome de usuário
  • Domínio
  • Server Hostname 

Anote essas informações, você precisará delas para concluir a instalação do FileZilla em seu site.

Abra o FileZilla, sua interface é bem intuitiva e será fácil encontrar na página inicial os campos para inserção dos dados que você recolheu em seu cPanel.

Ao preencher esses dados já dentro do programa FileZilla, será solicitado o número de Porta. Por padrão, você deverá inserir o número 21.

Após concluir o preenchimento das informações clique em “Conexão Rápida”. Você receberá um aviso de certificação do servidor.

Clique na opção “Confiar sempre nesse certificado em sessões futuras” e depois clique em “OK”.

A partir deste passo, o protocolo estará conectado ao seu servidor de hospedagem e você poderá iniciar a transferência de arquivos através dele.

Para certificar que a operação foi concluída com sucesso, você pode olhar no canto esquerdo superior da tela e ver se aparece a mensagem: “Listagem do diretório “/” bem sucedida”.

Como transferir arquivos usando o FileZilla

Com o protocolo conectado ao seu servidor de hospedagem, você visualiza na página inicial do FileZilla as seguintes informações:

  • Arquivos e pastas do seu plano no lado direito da tela
  • Pastas e arquivos do seu computador estarão do lado esquerdo

Dentre as pastas exibidas você precisa localizar a de nome: public_html

É nela que estão todos os arquivos do seu domínio e dos domínios conectados a ele, caso houver.

Para transferir arquivos para seu site usando o FileZilla você deverá localizar do lado esquerdo da tela inicial do programa (onde estão as pastas do seu computador) o arquivo que deseja enviar.

Depois disso é clicar e arrastar este arquivo até a pasta public_html se você deseja enviá-lo para seu domínio principal.

Se quiser enviar para outro domínio, é só abrir a pasta referente a ele que estará localizada abaixo da principal (public_html) e depois arrastar o arquivo até lá.

Sempre que você realizar esta ação, o FileZilla irá exibir uma mensagem confirmando o sucesso da transferência.

Viu só como é simples carregar arquivos maiores para o seu site usando o FileZilla? Agora é só começar a usar o protocolo para criar seu site do jeito que quiser.

Aproveite e veja mais tutoriais sobre criação de sites no blog da HostGator.

Navegue por tópicos

  • O que é o FileZilla?

  • Quais são as funcionalidades e vantagens do FileZilla? 

  • Como configurar o FileZilla? 

    • Como instalar o FileZilla no computador

    • Como conectar o FileZilla em seu servidor de hospedagem

    • Como transferir arquivos usando o FileZilla

Tags:

  • filezilla
  • Criador de Sites

Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários