Aprenda de forma fácil e rápida como utilizar outros nomes para servirem de DNS para seu Servidor Dedicado ou VPS!
A configuração correta do DNS é fundamental para garantir que um servidor VPS ou dedicado possa hospedar sites e aplicações com eficiência e segurança. Neste artigo, discutiremos passo a passo como configurar DNS personalizadas em uma VPS ou servidor dedicado, permitindo que você utilize nomes de DNS âncoras para seu servidor diferente do domínio principal do servidor. Vamos lá?
Tutorial em vídeo
Confira abaixo um vídeo em que o Pedro mostra como configurar sua DNS’s personalizadas.
Configurando DNS’s personalizadas
Atenção! Este método não funciona para Servidores Dedicados Windows.
As DNS’s de um servidor tem como principal objetivo, ancorar domínios para responderem naquele servidor. As DNS’s traduzem IP’s em nomes, ou seja, transformam isso: 123.123.123.123; nisso: seudomínio.com.br.
O que faremos, é apenas configurar para que um domínio, que não seja o principal, possua apontamentos para os dois IP’s do seu servidor, e assim, esses dois apontamentos servirão como âncora para outros domínios se vincularem ao seu servidor. A primeira coisa que você deverá fazer é localizar quais são os dois IPs do seu servidor, confira a seguir:
Localizando quais são os IPs do servidor
- Realize o acesso ao WHM do seu servidor.
- Busque pelo menu Basic WebHost Manager® Setup.
- Desça até o final da página e nas linhas onde está escrito Namerservers 1 e Namerservers 2 e clique em Configure Adress Records. Na tela que abrir copie os IPs de ambos os nameservers, mas anote qual representa o Nameserver 1 e qual representa o Nameserver 2.
- Pronto! Esses são os IP’s do seu servidor, usaremos ele a seguir para configurar a DNS personalizada.
Configurando a DNS personalizado para o servidor
- A partir do WHM acesse o DNS Zone Manager (Gerenciador de zona DNS).
- Localize o domínio que você quer usar para configurar as DNS’s personalizadas e clique em Gerenciar.
- Clique em Adicionar Registro, crie os seguintes apontamentos:
- Name: ns1.seudominio.com.br.
- TTL: 14400
- Type: A
- Record: O IP primário que você copiou no passo anterior
E depois crie também esse outro:
- Name: ns2.seudominio.com.br.
- TTL: 14400
- Type: A
- Record: O IP secundário que você copiou no passo anterior
Por fim clique em Save Record.
Se você preferir usar um prefixo diferente de ns1. e ns2. para seus apontamentos, você também pode personalizar, desde que os IPs continuem iguais.
- Deve ficar dessa forma (o domínio e o os valores de IPs são apenas de exemplo, seu servidor terá outros IPs e outro domínio):
- Pronto! Porém, para que essas DNS’s funcionem, o domínio que você criou esses apontamentos precisa estar com as DNS’s apontadas para o seu servidor.
Se você quiser apontar o próprio domínio para essas DNS’s personalizadas, você precisará informar o IP desses apontamentos no local em que você altera as DNS’s desse domínio em questão.
Considerações Finais
Nesse artigo você aprendeu como configurar DNS personalizada em uma VPS ou Servidor Dedicado.
Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:
Até a próxima! :^)