Saiba como começar a vender na internet mesmo sem nunca ter feito isso antes! Damos 20 passos para seguir e ter sucesso nas vendas.
Nunca foi tão convidativo começar um negócio na internet. Há muitas possibilidades a serem exploradas, seja de modalidades de e-commerce, seja de nichos comerciais. Por isso, se você quer saber como começar a vender na internet do zero, precisa das dicas certas. Há muito o que fazer, mas isso é necessário para ter grandes resultados.
Você precisa se organizar do ponto de vista financeiro e operacional, além de estudar o mercado e suas possibilidades. Essas são bases essenciais que vão ajudar a construir o cenário ideal. Depois, basta dedicar tempo para gerenciar etapas logísticas, de marketing e outras obrigações essenciais.
É com esse conjunto de esforços que você conseguirá começar uma loja virtual do zero e alcançar o sucesso. Neste post, mostraremos como é esse caminho e daremos 20 passos práticos para iniciar os trabalhos. Acompanhe!
O que é preciso para vender na internet?
Você com certeza já se fez essa pergunta e, acredite, não é o único que deseja saber disso. Afinal, as pessoas já identificaram o e-commerce como uma ótima saída para empreender e trabalhar em um mercado que não para de crescer. No entanto, isso não significa que as pessoas saibam como iniciar uma empresa na internet.
Não dá para simplesmente abrir um site e, em um passe de mágica, você tem uma loja virtual. Afinal, estamos falando de investimentos, mercado concorrido e dedicação de tempo. Se você deseja realmente vender na internet, mas fazendo isso de maneira qualificada, precisa aprender um pouco sobre questões essenciais e básicas.
A seguir, veja alguns pontos importantes que você precisa saber sobre como se preparar para lançar um e-commerce.
Planejamento
A etapa de planejamento é uma das mais importantes justamente porque antecede a “mão na massa” Todo grande projeto precisa ser devidamente pensado em seus mais profundos detalhes. Só assim é possível, na fase de execução, ter excelência e não desperdiçar os dois mais importantes ativos que um empreendedor tem: tempo e dinheiro.
Por isso, dedique um tempo para planejar esse negócio que você está prestes a iniciar. Nessa etapa, você deve refletir sobre e definir as seguintes questões:
- definição do nicho de atuação;
- estudo de marca e definição dos ideais da empresa.
- definição do capital de investimento inicial;
- estudo sobre o público-alvo da empresa;
- definição da estratégia de mercado.
Conhecimento de mercado
Estudar o mercado é uma das partes mais importantes dessa preparação para começar a vender na internet. Cada segmento tem suas especificidades e, consequentemente, exigem diferentes coisas ao empreendedor. O seu papel, nessa etapa, deverá ser destrinchar o mercado para saber quais são suas características.
Na etapa de entendimento do mercado você precisa, primeiramente, observar as empresas que têm feito um bom trabalho no segmento. Alguns pontos de atenção devem ser:
- como elas se comunicam com seu público;
- quais são os produtos mais vendidos;
- o que as pessoas pensam sobre cada uma delas;
- quem são as líderes de venda;
- qual é o tom de voz de suas campanhas;
- como elas trabalham campanhas de anúncios;
- quais conceitos elas aplicam em suas marcas;
- como é a logística dessas empresas;
- qual é o nível de qualidade do atendimento.
Esses e mais alguns fatores são fundamentais para garantir que sua empresa comece a estruturar-se de maneira adequada. O ideal é que você consiga fazer o que as outras empresas estão fazendo de bom e não repita os erros dela. Assim, você preencherá uma lacuna no mercado.
Capital inicial
O capital inicial se trata do dinheiro que você precisará para começar a vender online. Toda empresa, para dar o start na operação, requer uma infraestrutura mínima. Quando falamos do e-commerce, talvez essa exigência seja menor, mas ainda assim, é importante investir em alguns recursos básicos e indispensáveis.
Analisar esse capital inicial é uma tarefa simples. Primeiramente, você precisa saber quais são as suas possibilidades financeiras. A partir disso, você deve adaptar as contratações de serviços e compras para começar sua loja virtual.
De modo geral, seu capital inicial precisa contemplar necessidades como:
- registro de empresa e outras questões burocráticas;
- compra de domínio e pagamento de hospedagem;
- contratação de uma plataforma de loja online;
- compra de um layout;
- aquisição de computadores e equipamentos operacionais;
- compra do estoque inicial, se for o caso;
- investimentos em marketing;
- investimento em consultoria de e-commerce.
Estruturação do negócio
Por fim, conhecendo o mercado e seu público, é hor de estruturar como será a empresa. Isso envolve questões como o tipo de e-commerce, os fornecedores que serão parceiros e também como será sua rotina de envios dos pedidos. Essas são questões principais e básicas que ajudarão a gerir uma companhia que funciona perfeitamente.
Nessa fase, você também dedicará tempo a entender quais serão os setores da empresa e qual a obrigação deles. Não importa se você seja um MEI e além de empreendedor, seja o único funcionário. Estruturar todas as rotinas e obrigações de trabalho é importante até mesmo para que você saiba quais são todos os seus compromissos com a loja virtual.
Como trabalhar com vendas online?
Para saber como começar a vender na internet você deve entender que há diferentes formas de se posicionar como um e-commerce. Esses modelos trazem obrigações distintas, assim como vantagens e possíveis desvantagens. Por isso, entenda a seguir quais são as diferentes possibilidades de trabalhar com vendas online.
Marketplace
Em alta, o marketplace é um interessante modelo de e-commerce que há algum tempo tem se espalhado pela web. Sua proposta é funcionar como uma grande vitrine para que empresas possam levar seus produtos ao público. Nesse caso, você poderá ser essa vitrine, reunindo grandes marcas de um setor específico.
Ao escolher ser um marketplace, seu trabalho principal é gerenciar as vendas e fazer uma conexão entre lojas e público. No seu site, você oferecerá uma oferta ampla de produtos que são vendidos por você, mas entregues pelas lojas. As vantagens são a dispensa de operação logística e de aquisição de produtos.
Loja virtual
A loja virtual é o modelo mais tradicional de e-commerce que conhecemos. É aquele site que tem seus produtos em estoque, faz a distribuição e precisa gerenciar toda a operação. Apesar de ser um modelo que requer mais investimento e dedicação, você adquire os produtos com fornecedores e os vende diretamente, ficando com todo lucro.
Indiscutivelmente, na loja virtual há mais etapas a cuidar, mas isso não significa que seja impossível. Sua operação é definida por você, então o crescimento do negócio pode ser gradativo. Nesse modelo, você também precisa se preocupar com a relação com seus fornecedores ou, se você produz o que vende, com o dinamismo dessa confecção.
Programa de Afiliados
O programa de afiliados é uma possibilidade relevante e muito menos complexa do que manter uma loja virtual. Se no momento você não pode se dedicar a manter um e-commerce, seja pela complexidade de gestão, seja por grana, ser afiliado é uma boa saída. Assim, você pode divulgar produtos de muitos e-commerces e ganhar comissão a cada venda.
Afiliados têm links próprios de produtos que podem divulgar como quiserem. O ideal, é claro, é fazer esse trabalho de divulgação junto ao público-alvo da empresa. Assim, as vendas realizadas por esses links contabilizam automaticamente os percentuais dos afiliados. Essa é uma forma bastante comum de vender na internet.
Redes sociais
Redes sociais são plataformas completas e isso significa que você também pode realizar vendas por lá. Tudo começou com o imenso potencial de divulgação e manutenção de relacionamento com o público, mas essas redes resolveram se transformar em canais de e-commerce. Hoje, mais especificamente, Instagram e Facebook fazem isso.
Por meio de suas ferramentas, empreendedores podem criar lojas dentro dessas duas redes. Assim, eles conseguem vender, em alguns casos, sem nem mesmo ter uma loja virtual. Há também a possibilidade de usar as redes como apenas um canal adicional, o que também faz sentido dentro de uma estratégia de vendas online.
O que mais vende na Internet?
Saber como começar a vender na internet também é uma questão de saber o que vender. Afinal, ninguém quer jogar para perder, assim como não pode desperdiçar tempo e dinheiro. Por isso, em diferentes nichos, há sempre aquele produto campeão, líder de vendas e que sempre tem alta procura.
Há dezenas deles e alguns deles estão nesta lista:
- perfumaria;
- cosméticos;
- itens de saúde;
- roupas e acessórios;
- artigos de decoração;
- eletrodomésticos;
- eletroeletrônicos;
- itens de esporte e lazer.
Essas são as principais categorias de produtos campeões em venda. Agora, se formos falar daqueles que trazem maior retorno, os principais são:
- eletrodomésticos;
- smartphones;
- itens de decoração;
- informática;
- eletrônicos;
- perfumaria e cosméticos;
- moda e acessórios;
- esportes e lazer;
- artigos automotivos;
- alimentos e bebidas.
Como começar a vender na internet do zero?
Agora você vai saber como começar a vender na internet por meio de um roteiro simples e preciso. Confira as 20 dicas mais importantes para ter sucesso!
1. Comece montando um plano de negócios
O plano de negócios é um estudo recomendado tanto para as empresas físicas quanto para as digitais. Ele especifica todos os elementos necessários para a criação de um negócio de maneira consistente. Esse documento serve para avaliar a viabilidade da empresa, aplicando estratégias para alcançar o sucesso e assumindo ações que previnem erros e aumentam as chances de acertos.
2. Procure vender produtos que você conheça
Sem dúvidas, a escolha do produto envolve muita estratégia. Essa decisão deve ser tomada com base no gosto pessoal do empreendedor, que deve se interessar pelo produto e pelo segmento em que vai atuar.
Junto à escolha do produto, é necessário ponderar sobre o fornecedor que vai atender a loja virtual. Os itens fornecidos por ele precisam ter bom preço e devem ter qualidade, o que contribui para a satisfação do consumidor.
3. Monte um processo logístico
Tenha em mente que a logística da sua loja virtual deve ser impecável. Isso envolve todas as etapas após a confirmação do pedido. Depois de a compra ser confirmada, é necessário colocá-la em uma embalagem e acionar os Correios ou a transportadora. Essa escolha depende de uma série de fatores, como preço, distância geográfica, prazo, tipo de produto, entre outros.
4. Contrate uma equipe de vendas
Sua equipe de vendas deve funcionar como um verdadeiro time que veste a camiseta da sua marca! E a melhor maneira de fazer isso é mantendo os funcionários motivados e satisfeitos com o trabalho. Lembre-se que você deve oferecer um treinamento para a sua equipe, alinhando um padrão para os processos e garantindo que o atendimento ao cliente será excelente. Isso contribui muito para a fidelização.
5. Crie uma loja virtual ou venda pelas redes sociais
Nem todo negócio precisa de uma loja virtual: há muitos empreendedores que preferem vender em marketplaces ou em redes sociais. Além disso, é possível optar pela venda em diferentes canais. Nesse caso, é essencial pensar em integrar o estoque, o que permite o controle de entradas e saídas de produtos de maneira assertiva.
6. Venda em marketplaces para aumentar a sua visualização
O marketplace guarda boas oportunidades para vendedores de diferentes nichos. O principal exemplo da categoria é o Mercado Livre, que funciona como um shopping virtual.
A grande vantagem do marketplace para o empreendedor é que ele deve se preocupar somente com o cadastro dos produtos e, após a venda, com o envio. Toda gestão do site é de responsabilidade da plataforma de vendas.
7. Crie uma marca forte e única
Engana-se quem pensa que um e-commerce não precisa trabalhar a sua identidade visual e a sua comunicação. Quanto mais sólida a marca for, maior será a chance de o cliente se identificar com o negócio. Por isso, além do e-commerce, recomenda-se que a empresa tenha uma página ativa em redes sociais como Facebook e Instagram, em que possa publicar fotos de qualidade.
8. Seja autêntico e verdadeiro
Estabeleça uma comunicação criativa com os seus consumidores, ressaltando os atributos que são importantes para a sua marca. Um e-commerce descolado, que vende principalmente para jovens, pode ter uma linguagem descontraída tanto no site quanto nas redes sociais. Ainda assim, deve sempre ser responsável e passar confiança.
9. Faça uma análise da concorrência
Lembre-se que antes de colocar a empresa no mercado, é necessário analisar as marcas que já estão no segmento onde você quer atuar. Da mesma forma, após já estar vendendo, também vale a pena acompanhar essas empresas – e as novas que surgirem -, tanto para compreender as ações que elas fazem quanto para buscar inspiração.
10. Busque diferenciação
Aqui está outro ponto bem importante: a diferenciação, que nada mais é do que a necessidade da sua marca trabalhar alguns atributos que a concorrência não oferece. Ao buscar diferenciação, você garante que seus produtos têm pontos de destaque que podem atrair o cliente e fidelizá-lo.
11. Faça uma boa gestão de estoque
Você já deve saber que a boa gestão do estoque contribui para o sucesso de uma empresa, né? Todo empreendedor deveria controlar os produtos que entram e saem do seu almoxarifado. Isso possibilita que seja pedida a reposição ao fornecedor no momento certo, evita que haja acúmulo de produtos não vendidos e ajuda a entender quais produtos merecem ter estoque reforçado ou descontinuado.
12. Não deixe de controlar as finanças
O controle financeiro exige muito estudo e conhecimento, ao mesmo tempo em que possibilita o crescimento saudável da marca. Empresas que controlam as entradas e saídas do caixa conseguem antecipar riscos e estruturar ações com antecedência. Por isso, busque qualificação e dê atenção especial a esse ponto.
13. Invista em marketing e divulgação
Toda loja virtual deve investir em ações de marketing para divulgar o seu negócio tanto nas redes sociais quanto em buscadores de conteúdo como o Google. Isso é necessário porque as lojas virtuais funcionam diferente das lojas de rua. No caso do e-commerce, os anúncios pagos são os principais responsáveis por conduzir usuários à plataforma de vendas.
14. Mantenha toda a documentação em ordem
Essa é uma das principais dicas para vender na internet: tenha toda a documentação em ordem. A modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) permite que o lojista tenha um CNPJ para o seu negócio com um custo fixo mensal baixo, podendo ainda emitir nota fiscal eletrônica e tendo acesso a valores diferenciados junto aos fornecedores.
15. Registre o seu domínio próprio
A escolha da plataforma do e-commerce também requer pesquisa. Em resumo: não se deixe levar pela tentação de criar a sua loja virtual em uma plataforma gratuita. Com o tempo você verá que é furada, já que esse tipo de plataforma não conta com recursos essenciais para a boa gestão da empresa. Sabendo disso, já comece a vender num ambiente que ampare seu crescimento.
16. Use as redes sociais como canal de vendas
As redes sociais são um canal excelente para expor os seus produtos e criar vínculos com potenciais consumidores. Crie sua página por lá, alimente com conteúdo de qualidade e responda todas as mensagens de forma ágil. Além disso, você também pode usar o Facebook e o Instagram como canais de vendas. O recurso do Instagram Shopping é um bom exemplo sobre como ter as redes a seu favor.
17. Faça promoções em momentos oportunos
Datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Dia do Consumidor e Natal são ótimas para incrementar as vendas do seu e-commerce. Planeje com antecedência e use esses momentos a seu favor! Para criar as promoções, analise os produtos mais vendidos, os menos vendidos e a época do ano. Os registros da plataforma do e-commerce costumam ser aliados para essa etapa de planejamento.
18. Use fotos bem atrativas
As fotografias da sua loja precisam ter qualidade e demonstrar os atributos dos produtos. Você até pode usar o seu celular para isso, desde que conte com luz boa e faça os registros com nitidez. Além de bonitas, essas fotos têm que mostrar detalhes e ângulos que solucionem as dúvidas dos clientes.
19. Faça vídeos de seus produtos
Os vídeos também têm muito a agregar tanto para suas redes sociais quanto para sua loja virtual. Eles podem mostrar os produtos em funcionamento ou focar em detalhes que não são visíveis nas fotos. Sem dúvidas, o uso dos vídeos é um diferencial importante, sobretudo porque a maior parte das lojas virtuais divulga apenas fotografias dos produtos.
20. Use SEO para loja virtual
Por fim, use os recursos de otimização para motores de busca em sua loja virtual. Essa estratégia contribui para que seu site apareça entre os primeiros lugares nas pesquisas no Google, por exemplo. Para isso, use as palavras-chaves mais populares na descrição dos seus produtos, tenha uma plataforma otimizada e faça um blog com muito conteúdo.
Todo empreendedor de sucesso no e-commerce já precisou, um dia, saber como começar a vender na internet do zero. Encare esse momento como um marco, o pontapé inicial para uma jornada de sucesso. Temos certeza que nossas dicas vão ajudar muito!
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