Nos tempos atuais, vender pela internet é um trabalho que demanda muito além dos passos básicos, como a divulgação dos produtos com imagens de qualidade e preços competitivos. É preciso se dedicar a canais que complementem a sua loja virtual e aplicar diferentes estratégias de conversão. Por isso, a seguir, separamos três dicas essenciais para […]
Nos tempos atuais, vender pela internet é um trabalho que demanda muito além dos passos básicos, como a divulgação dos produtos com imagens de qualidade e preços competitivos. É preciso se dedicar a canais que complementem a sua loja virtual e aplicar diferentes estratégias de conversão.
Por isso, a seguir, separamos três dicas essenciais para você aumentar as vendas pela internet e alcançar um faturamento sustentável. Vamos lá?
1. Ofereça um atendimento de qualidade
Pode parecer um pouco clichê, contudo, há algumas questões que precisam ser consideradas aqui. Proporcionar um suporte de qualidade é mais do que tratar todos os (potenciais) clientes com atenção e cuidado.
Por isso, é necessário se atentar aos meios disponíveis, ao tempo de resposta e à configuração do seu site.
Em relação aos canais, ofereça os convencionais, que são o e-mail, o telefone e/ou o WhatsApp, e gerencie os alternativos, como as redes sociais. Dependendo do seu público, é provável que essas mídias sejam as mais utilizadas – o que é ótimo, pois elas dispõem de ferramentas que agilizam as resoluções, como responder directs do Instagram pelo PC.
A velocidade do atendimento é outro fator que colabora para você aumentar as vendas. Logo, estabeleça tanto os horários de funcionamento, quanto o tempo mínimo de resposta e deixe tais informações visíveis para todos. Desta maneira, você evitará consumidores impacientes e frustrados.
Por fim, configure a página de Perguntas Frequentes (ou FAQ) da sua loja virtual. Ao deixar disponível as respostas para as dúvidas mais recorrentes – como cálculo de frete, meios de envio e de pagamento, tempo de entrega etc -, você estará dando mais autonomia aos clientes e agilizando a jornada de compra.
2. Evite carrinhos abandonados
De acordo com o Moosend, a média mundial de abandono de carrinhos é de 69%; na América Latina, de 75,3%; e, no Brasil, de 82% – imagina quantas oportunidades perdidas! Por isso, é essencial observar tal métrica da sua loja virtual e criar estratégias para evitar esse grande problema.
Dois dos principais motivos que resultam em carrinhos de compras abandonados são os custos do frete e os cadastros longos no momento do checkout, responsáveis respectivamente por 60% e 23% das desistências.
Portanto, para o primeiro caso, pondere sobre a chance de oferecer envio gratuito em determinadas datas (como Black Friday e Natal, por exemplo) ou a partir de determinado valor. Além disso, realize testes com fretes fixos para determinados estados e/ou regiões – evitando, assim, surpresas desagradáveis na hora do cálculo.
Já em relação aos cadastros longos, o cuidado é mais simples: solicite apenas as informações extremamente necessárias, que são: nome completo, CPF, telefone e e-mail para contato, endereço para entrega e dados de pagamento.
Outra dica é cuidar do tempo de carregamento do seu site, já que páginas lentas são causadoras de 20% dos abandonos.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:
3. Invista na estratégia omnichannel para aumentar as vendas
Omnichannel, evolução do cross-channel, é uma abordagem recente e que tem ganhado expansão a cada dia. Trata-se da integração de todos os canais de vendas (online e offline) de um negócio.
Um exemplo de loja que o aplica muito bem é a Amaro: as clientes experimentam as peças nos showrooms da marca, contudo, ao invés de levarem os produtos do guide shop, realizam a compra online e recebem-nos no conforto de suas casas – sem a necessidade de andar por aí carregando sacolas. Logo, comodidade e agilidade são os sinônimos de omnichannel.
Entretanto, não é preciso ir tão longe para inovar. Atualmente, as redes sociais se tornaram canais não só de atendimento e divulgação, mas também de vendas.
Com ferramentas integradas a e-commerces, como o Instagram Shopping e a Facebook Store, é possível alcançar o público-alvo e converter mais e, por consequência, aumentar as vendas.
O Instagram, em especial, se destacou no último ano: segundo o NuvemCommerce 2019, dentre as vendas por mídias sociais, ele foi responsável por 59% delas. Incrível, não?
Por meio do Instagram Shopping, você veicula produtos nas fotos do feed e dos Stories do seu perfil comercial. Assim, eles ganham destaque a partir de etiquetas com seus respectivos preços e links de redirecionamento para o seu site – o que agiliza (e muito!) a finalização de uma compra.
E aí, preparado para aumentar as vendas pela internet? Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a desenvolver táticas de atendimento, gerenciamento e marketing que atendam às necessidades do seu negócio e, claro, dos seus clientes. Mãos à obra e boa sorte!
- Este post foi escrito por Raquel Lisboa, editora de conteúdo na Nuvemshop.