Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Dúvidas sobre como aparecer no Google? Listamos os principais fatores que o seu site deve ter para aparecer nos resultados das pesquisas.

Como aparecer no Google?

Aparecer no Google é o objetivo de muitos negócios na internet. Para isso, é fundamental uma estratégia que garanta boa performance nos resultados de buscas. A otimização para mecanismos de pesquisa, ou SEO, é perfeita para isso.

Quando você encontra alguém que trabalha com tecnologia, a sua maior dúvida é sobre como aparecer no Google? Muitos acreditam que essa resposta vale um milhão, mas, na verdade basta seguir alguns passos para promover o seu negócio na internet.

Neste post vamos detalhar os principais tópicos que você precisa considerar para alcançar bons resultados de forma orgânica (sem pagar nada por isso).

Entenda os critérios usados pelo Google

Inicialmente, é importante entender como o Google define quais sites serão exibidos primeiro. Quando alguém faz uma pesquisa, o algoritmo é acionado e rastreia bilhões de páginas em busca da resposta. Caso o seu site não apareça nos resultados, significa que ele ainda não atende a um ou mais requisitos do algoritmo.

Porém, fique tranquilo, pois isso é fácil de resolver. Veja alguns dos motivos que podem impedir seu site de aparecer no Google:

  • é um site novo e o conteúdo ainda não foi rastreado pelo algoritmo;
  • o site não se conecta com outros sites da web;
  • o design do seu site dificulta o rastreamento feito pelo Google;
  • o algoritmo encontra erros ao tentar rastrear o seu site.

Quando você pede uma recomendação para alguém, a pessoa procura indicar serviços ou produtos que promoveram boas experiências, certo? O Google segue o mesmo princípio: ele procura apontar os melhores resultados para cada busca que é feita, e é assim que ele ganha a nossa confiança.

Partindo dessa premissa, se você está em busca de respostas sobre como aparecer no Google, a primeira delas é causando uma boa impressão para o algoritmo. Para isso acontecer é fundamental:

  • oferecer conteúdo de alta qualidade;
  • funcionar perfeitamente em vários tamanhos de tela;
  • promover uma experiência segura com HTTPs;
  • cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio.

como aparecer no google

5 passos sobre como aparecer no Google

Uma dica essencial para quem busca maneiras de como aparecer no Google é dar atenção ao SEO. Dependendo do tamanho do seu site e do volume de conteúdo, vale a pena buscar a consultoria de um especialista em SEO. Este profissional poderá analisar toda a estrutura e o conteúdo do seu site, uso de palavras-chave, velocidade do site, entre outros requisitos.

Se você ainda não criou um site para o seu negócio e não sabe por onde começar, pode recorrer a uma ferramenta como o Criador de Sites, ideal para quem não tem conhecimento técnico e não quer investir muito. Além de ser uma plataforma amigável e fácil de usar, ela considera aspectos de SEO, como títulos, descrição, palavras-chave e outros fatores que falaremos a seguir.

1. Indique páginas que não devem ser rastreadas

Você pode indicar ao Google páginas internas que talvez não sejam interessantes exibir nos resultados de buscas, como informações confidenciais. Essa é uma prática recomendada para mostrar ao algoritmo que o seu site tem páginas que deseja que não sejam encontradas.

Um exemplo prático é sinalizar as páginas de resultados de pesquisa interna, pois assim você demonstra que valoriza a experiência do usuário. Afinal, ninguém gosta de pesquisar algo e não encontrar o que busca.

2. Nomeie adequadamente as páginas do seu site

O rastreamento de sites é feito pelo Googlebot, e a ideia é que ele tenha a mesma experiência que qualquer outra pessoa. Portanto, quando esse robô analisa o seu site e não encontra as informações que busca, ele entende que o usuário também terá dificuldade e por isso não exibe o seu site no resultado de uma pesquisa.

Para evitar que isso aconteça, nomeie as páginas e seções do seu site de forma clara, objetiva e precisa. Inclusive, vale fazer testes para entender como é a experiência do usuário no seu site e reunir insights do que pode ser melhorado.

3. Crie resumos sobre o conteúdo da página

Talvez você nunca tenha ouvido falar em snippet, metatag ou “description”, mas certamente você já conhece tudo isso na prática.

Quando fizer uma pesquisa no Google, perceba que os resultados sempre são exibidos com um título, um link e uma descrição. Isso é fundamental para promover um negócio no Google, portanto as páginas do seu site ou o conteúdo precisam ter uma breve descrição e uma espécie de resumo que descreve exatamente o que tem naquela página. Assim, fica mais fácil de o algoritmo identificar o “match” entre quem fez a pesquisa e o seu site.

4. Apresente o conteúdo de forma hierárquica

Imagine que você está vendendo um produto. Para conquistar o cliente você certamente irá destacar as principais funcionalidades e diferenciais, falar sobre valores, formas de pagamento, seguros ou garantias, etc. Mesmo sem perceber, está estruturando as informações e destacando o que é mais importante.

Na internet as informações também devem seguir essa lógica. Por isso, é importante estruturar o conteúdo do seu site. A recomendação é usar tags de cabeçalho para ajudar o usuário e o algoritmo a compreenderem melhor as informações. Porém, evite cabeçalhos muito longos, desnecessários e excessivos.

Outra dica muito importante para quem busca respostas sobre como aparecer no Google é o uso de links internos e externos. Eles são responsáveis por favorecer e complementar a experiência do usuário; por isso, são muito bem-vistos pelo Google. Por outro lado, também é preciso ter muito cuidado. Jamais use links que não levarão o usuário a lugar algum.

Sabe quando você abre uma gaveta para pegar algum objeto, não encontra o que busca e fica meio perdido? É exatamente assim que o algoritmo (e os visitantes do seu site) ficam quando são direcionados para páginas fora do ar, com erros ou de algum assunto que não é correspondente.

Conclusão

Como você pode conferir aqui, não há uma mágica para aparecer no Google. Basta seguir algumas dicas, caprichas na otimização do conteúdo que, com o tempo, os resultados certamente vão se mostrar positivos.

Agora que você já sabe esses passos básicos sobre como aparecer no Google é hora de verificar se o site do seu negócio atende aos requisitos que citamos. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que poderemos usá-la como referência para a produção de outros conteúdos aqui para blog.

Aproveite, também, para se aprofundar um pouco mais sobre como aparecer no Google, com essas Dicas de SEO.

Navegue por tópicos

  • Como aparecer no Google?

  • Entenda os critérios usados pelo Google

  • 5 passos sobre como aparecer no Google

    • 1. Indique páginas que não devem ser rastreadas

    • 2. Nomeie adequadamente as páginas do seu site

    • 3. Crie resumos sobre o conteúdo da página

    • 4. Apresente o conteúdo de forma hierárquica

  • Conclusão

Tags:

  • SEO

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.