Veja algumas dicas de como adicionar emojis nos assuntos de e-mail e atrair a atenção do seu destinatário com mais facilidade.
Dentre as inúmeras inovações no ramo da linguagem, os emojis, desde a sua criação na década de 90, vem sendo utilizados como ícones de interação, diversão ou de atenção para um conteúdo ou informação importante.
Nesse sentido, as dezenas de carinhas divertidas podem ser utilizadas para despertar o interesse e acesso por parte dos usuários e possíveis clientes. Mas como adicionar emojis nos assuntos de e-mail e qual a importância dessa ação para o e-mail marketing? É isso que descobriremos abaixo!
Por que usar emojis nos assuntos de e-mail?
Emojis ou emoticons, uma combinação das palavras emotion e icon (respetivamente, emoção e ícone, em inglês), são símbolos utilizados para expressar emoções, lugares, animais ou até gestos por meio de imagens pequenas e coloridas em meio ao texto, como uma forma de comunicação paralinguística.
Quase todo dispositivo móvel, sejam smartphones, tablets ou notebooks, contam com ferramentas e sistemas que permitem a utilização desses ícones durante a escrita ou em plataformas de comunicação em redes sociais.
Segundo uma pesquisa realizada pela Experian, multinacional com sede na Irlanda, 56% das empresas que utilizaram o emoji para tornar os assuntos de e-mail mais atrativos alcançaram uma maior taxa de abertura.
Dessa forma, alguns setores, como o de marketing digital, têm aplicado as figuras e animações em suas publicações e e-mails para aumentar o número de acessos e promover a sua visibilidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas e um passo a passo detalhado sobre como adicionar emojis nos assuntos de e-mail da sua companhia ou empresa. Confira a seguir!
Guia de como adicionar emojis nos assuntos de e-mail
Além das redes sociais, como Instagram e Facebook, os famosos emojis podem ser utilizados para promover campanhas, produtos e outros temas, despertando a atenção e o interesse do que está sendo veiculado por meio de suas cores e design diferenciados.
Nesse sentido, para colocar emojis nos assuntos de e-mail da sua empresa ou marca é necessário realizar algumas ações simples e rápidas. Confira o passo a passo ilustrado logo abaixo.
- Acesse o site Getemoji.com
Na barra de pesquisa do seu navegador, procure pelo site getemoji.com e acesse. Em seguida, irão aparecer centenas de emojis separados por assuntos como smileys, gestos, expressões do corpo, roupas, acessórios e animais.
Ainda que os textos e demais informações no site estejam em inglês, será fácil encontrar a animação desejada.
Importante lembrar que cada sistema operacional, como iOS, Android ou Windows, irá apresentar o emoji com um design diferente e próprio, sendo necessário conferir, antes de enviar, se em cada um dos sistemas o desenho irá coincidir com aquele desejado.
Outro recurso oferecido por esse site é a possibilidade de pesquisar o emoticon desejado digitando o nome ou sua descrição na barra de pesquisa acima de cada sessão, tornando o processo de escolha mais rápido e prático.
- Selecione o seu emoji
Após a escolha do seu emoji preferido, selecione-o com o cursor, clique com o botão esquerdo do mouse ou mousepad, selecione a opção copiar para enviar a figura para a área de transferência e, em seguida, cole na caixa de assunto do seu e-mail.
Depois de colar o emoji, ele deverá aparecer como na imagem abaixo ou sob a forma de um código.
No caso do Gmail, como no exemplo da imagem acima, a Google já oferece o recurso de emojis na própria plataforma, mas ele limita ao corpo do e-mail e não é possível adicioná-lo diretamente no assunto do e-mail.
Da mesma forma, os emojis estão separados por assunto e com temas diversos, desde smileys até animais, sendo necessário copiá-los no campo do e-mail e colá-los no espaço destinado para o assunto.
- Envie o seu e-mail
Depois de colar e finalizar o seu e-mail, chegou o momento de enviá-lo para os clientes, parceiros ou colaboradores. Certifique-se de que o emoji correto foi escolhido e inicie os testes com uma base menor e apenas alguns clientes.
Após o envio, será necessário conferir a taxa de conversão do seu e-mail marketing, isto é, quantos deles foram efetivamente acessados.
Por meio de estatísticas e gráficos será possível analisar os números e acessos antes e após a utilização dos emojis. Caso os aumentos se concretizem, estude aplicá-los a outros assuntos e aumentar o número de envios.
Benefícios de colocar emojis nos assuntos de e-mail
Além do aumento da taxa de conversão em cerca de 56%, como apresentado pela Experian, o emoji no corpo e nos assuntos de e-mail pode apresentar outros benefícios para o setor de marketing da sua empresa ou marca. Dentre os principais estão:
- Otimização do conteúdo: uma imagem vale mais do que mil palavras e o mesmo vale para os emojis. As carinhas animadas podem conseguir condensar conteúdos e informações importantes para o tema sem alongar o número de caracteres e palavras do seu assunto de e-mail.
- Torne o assunto divertido e amigável: acrescentar um emoji ao assunto ou tema do seu e-mail pode, além de torná-lo mais atraente e conferir destaque, transmitir uma imagem amigável e interessante dentre a chuva de e-mail que chegam na caixa de entrada do cliente todos os dias.
Cuidados necessários ao utilizar um emoji no assunto de e-mail
Ainda que apresente muitos benefícios, a utilização de emojis no assunto ou corpo do seu e-mail também deve ser bem planejada para evitar problemas de compatibilidade ou até mesmo impactos negativos no público alvo.
Dessa forma, antes de encaminhar, tome algumas precauções, como:
- Na dúvida, envie o e-mail, isto é, efetue os disparos, para um número menor de clientes e colaboradores. Com isso, é possível analisar as conversões e possíveis reações do público com impacto do novo recurso.
- Busque conferir se os emojis estarão devidamente visíveis em todas as plataformas, para evitar problemas de disponibilidade ou até mesmo o visual dos seus e-mails na caixa de entrada.
Entenda porque os e-mails caem como spam em determinados provedores e como evitar.
Diante do exposto até aqui, constatamos que os emojis nos assuntos de e-mail podem ser grandes aliados do setor de marketing e divulgação da sua marca ou empresa.
Nesse sentido, inicie a sua utilização de maneira gradual, analisando as métricas e os feedbacks de cada cliente e então, progressivamente, vá aumentando o número de disparos com esse recurso.
Dessa forma, além de atrair a atenção e os cliques do destinatário, os emojis ou emoticons auxiliam na redução de texto nos assuntos, condensando informações e palavras por meio de uma única imagem, além de promover o reforço visual do tema e torná-lo mais atrativo dentro da caixa de mensagens.
Esperamos que, com essas dicas, você possa incrementar a identidade visual da sua empresa e tenha compreendido como adicionar emojis nos assuntos do e-mail para o seu cliente, aumentando o número de acessos e vendas do produto ou serviço ofertado.