Quer saber passo a passo como colocar link na sua bio do Instagram? Então, acompanhe o artigo abaixo até o final e descubra tudo!
Você já deve ter reparado que o Instagram não permite inserir links clicáveis nas publicações na plataforma, certo? É até estranho pensar que uma rede social com tantas funcionalidades ainda não libere esse recurso. Porém, isso não deve ser um problema para você, pois existe uma forma de ter um link externo direcionando para outro canal: o famoso link na bio!
Com certeza você já viu uma publicação no Instagram que termina com a frase “veja no link na bio”, não é mesmo?
Analisando a ferramenta, faz muito sentido disponibilizar o link na bio. Isso porque é a parte mais visível da sua conta, sendo as primeiras informações que todo usuário vai ver no seu perfil. Aliás, esse recurso pode ser usado em qualquer perfil, não necessariamente uma conta comercial.
Então, vamos entender mais sobre o que é link na bio e como ele pode trazer vantagens para o seu negócio? Aqui neste artigo vamos mostrar o passo a passo para adicionar o link na bio e direcionar os usuários para um canal externo, por isso confira este conteúdo que preparamos especialmente para você!
O que é link na bio do Instagram?
A bio é o campo no qual são inseridas as informações do perfil. Ou seja, é a seção do perfil na rede social que está posicionada logo abaixo do nome. Nessa parte, além de inserir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa, também é possível disponibilizar endereço, telefone e, veja só, um link externo!
Esse link externo é o famoso link na bio. Essa URL pode direcionar para diversos canais ou mídias. Pode ser, por exemplo, uma linkagem para um site, loja virtual, WhatsApp, landing page, vídeo no YouTube, um e-book, conteúdo do blog ou qualquer outro canal ou material que você deseja dar destaque.
Objetivos do link bio
A principal função do link na bio é facilitar o direcionamento do tráfego do perfil para outros canais. Dessa forma, o usuário interessado em conhecer mais sobre você pode clicar nesse link e é direcionado para outro local estrategicamente definido.
Colocar um link na bio é uma estratégia muito utilizada no marketing digital. Isso porque utilizando esse recurso de modo inteligente você pode direcionar os usuários para que eles executem uma ação específica desejável.
Vantagens de ter um link na bio
Como já falamos, adicionar um link na bio é uma ótima forma de atrair mais pessoas para outros canais do seu negócio, ou mesmo para encurtar o processo de venda disponibilizando um link do WhatsApp, por exemplo.
Veja alguns dos benefícios de adicionar o link na bio do Instagram:
- Levar os seguidores a comprar na sua loja virtual, ler seu cardápio, participar de um sorteio, assistir uma live ou qualquer ação pertinente para você;
- Fortalecer a autoridade da sua marca com materiais institucionais;
- Levar tráfego para seu site ou post de blog;
- Captar leads mais qualificados;
- Promover seus vídeos do YouTube, músicas/podcast e newsletter;
- Divulgar campanhas e ações pontuais;
- Acesso rápido aos outros canais;
- Gerar contato direto para WhatsApp;
- Fortalecimento do branding e valorização da marca;
- Crescer e engajar o perfil do Instagram.
Então, o link na bio tem um papel fundamental para aproveitar o tráfego orgânico do seu perfil, otimizando suas estratégias. E, parando pra pensar, ele representa um esforço pequeno diante de todas as vantagens que pode oferecer.
Por isso, não vamos mais perder tempo! Chegou a hora de conhecer o passo a passo para colocar o link na sua bio do Instagram. Confira!
Passo a passo para colocar um link na bio do Instagram
Como você já percebeu, colocar um link na bio pode ser bastante útil para facilitar a interação fora do canal.
Mas, se você não sabe como fazer isso, não se preocupe. O processo é bem simples e preparamos um passo a passo bem completo para você seguir.
Nossa principal dica antes de começar o passo a passo é: preste bem atenção no campo que você deve preencher com o link.
Um erro muito comum é colocar o link direto no texto da bio e aí você acaba gerando um link não clicável. Isso acaba fazendo com que a URL perca sua função primordial, que é facilitar o direcionamento para outro canal.
Então, por mais simples que o processo seja, preste bastante atenção. Vamos lá?
Passo a passo pelo celular
- Abra seu perfil;
- No canto inferior direito, clique no círculo com a sua foto. Você será direcionado para a tela inicial (onde aparecem suas informações e publicações);
- Clique em Editar perfil;
- Nessa tela você pode editar seus dados, como nome, foto e bio. Busque pelo campo links e selecione;
- Nessa tela você terá duas opções: adicionar o link do Facebook e adicionar um link externo. Selecione a segunda opção e prossiga;
- O Instagram pedirá para que você insira um título para identificar esse link e que adicione a URL. Preencha as lacunas e aperte o sinal de check ✔️ no campo superior direito;
- Você será direcionado para a tela anterior, onde aparecem as demais informações do perfil. Para concluir, selecione novamente o check ✔️ no campo superior direito;
- Pronto! Você adicionou um link clicável na bio do Instagram!
Passo a passo pelo computador
- Abra a página do Instagram e faça o login na plataforma;
- No canto superior direito, clique no círculo com a sua foto e selecione Configurações. Você será direcionado para uma tela onde poderá editar seus dados, como nome, foto e bio. Busque pelo campo site e insira seu link;
- Role a tela até o final e aperte em enviar;
- Pronto! Você adicionou um link clicável na bio do Instagram! ?
Como adicionar link do WhatsApp na bio
É muito comum ver links de WhatsApp no link da bio. Essa é uma tática muito boa para quem não possui outro canal de comunicação além do Instagram e do próprio WhatsApp. Também é válido para encurtar o processo de venda, oferecendo um canal direto com o vendedor.
Nesse caso, o passo a passo é o mesmo que já ensinamos anteriormente.
Então, você só precisa ir até o perfil do Instagram e selecionar a aba de edição de informações. Para direcionar os cliques para o seu número do WhatsApp, cole esse link https://api.whatsapp.com/send?phone= seguido pelo código do país, DDD e seu número de telefone (exatamente nessa ordem);
Por exemplo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511***********
Prontinho! Com esse link os usuários serão direcionados para uma conversa com você.
Adicionando vários links na bio
A gente disse que era bem simples, né? Rapidamente você aprendeu a colocar um link na bio do Instagram, mas como você percebeu só é possível colocar um link clicável, certo?
Na verdade, essa afirmação está correta em partes. A plataforma realmente só permite que seja adicionado um link externo. Entretanto, isso não deve ser um problema para você que utiliza diversos canais, como WhatsApp e site, por exemplo.
Existe uma forma de quebrar essa barreira da plataforma: o agregador de links!
Existem vários deles disponíveis de forma gratuita, o mais famoso é o Linktree. O funcionamento desses agregadores é basicamente o mesmo.
Eles permitem que você agrupe diversos links em um único local, ou melhor, em um único link que vai disponibilizar na sua bio do Instagram, facilitando a divulgação dos seus canais.
Dessa forma, ao clicar no link desse agregador, o usuário será direcionado para uma tela que vai trazer uma lista de URLs personalizadas por você.
Existem vários pontos positivos desses agregadores de links, como, por exemplo, a possibilidade de integrar players de vídeos, como o YouTube e faixas de música. Além, claro, de ser possível fazer a customização da página e todo o acompanhamento das estatísticas dos cliques.
Conclusão
Bom, agora você já sabe da importância de colocar um link na bio do Instagram e, o mais importante, já tem o passo a passo para adicionar esse link no seu perfil.
Agora, antes de terminarmos essa conversa, vamos deixar alguns pontos de atenção.
O passo a passo para colocar um link na bio é bem simples. Entretanto, é muito importante que você observe o campo correto para adicionar a URL, pois uma vez errado, você perde a funcionalidade de ter esse link clicável. E, acredite, acabará perdendo muitos cliques por causa disso.
Outro ponto de atenção é tomar o cuidado de inserir o link correto. É importante levar o usuário para a página desejada, que condiz com a ação que você quer que o vistante tome. Então, é importante verificar se ele está direcionando corretamente. Clique e faça o teste!
Disponibilizar um link externo no seu Instagram é uma estratégia muito boa para direcioná-lo para os diferentes canais do seu negócio.
E, nessa rede social, o único local possível para ter um link clicável é na bio! Então, use esse recurso com sabedoria.Aproveite que você está decidido a atuar mais estrategicamente nas redes sociais e aprenda mais sobre Remarketing: saiba como atingir novamente seus clientes. Até a próxima!