Confira o conceito de checkout em lojas virtuais, tipos de checkout, sua importância e como otimizar o processo de vendas do seu e-commerce.
Quer alcançar o sucesso com seu e-commerce? Entender o que é checkout e qual o seu impacto no volume de vendas de uma loja virtual é fundamental.
Se você pretende montar uma loja virtual, a página de finalização das vendas é uma das que merece atenção especial. Quanto mais fácil de preencher e segura, melhor!
Neste conteúdo vamos explicar o conceito de checkout e apresentar diferentes tipos. Além disso, vamos listar erros que você deve evitar e dicas para melhorar o desempenho dessa parte fundamental do seu site.
Para saber mais e conferir tudo que separamos para você, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é checkout no e-commerce?
O checkout é a parte final do processo de compras em uma loja virtual. É o momento do cliente conferir os itens do carrinho e finalizar a compra, inserindo seus dados de pagamento e endereço de entrega.
De forma resumida, um checkout funciona assim:
- Carrinho de compras: Os clientes revisam os itens que selecionaram para comprar. Ali é possível fazer alterações, como adicionar ou remover itens, ajustar quantidades, entre outros.
- Informações de envio: Os clientes fornecem o endereço detalhado do local para onde desejam que os produtos do seu pedido sejam enviados.
- Método de pagamento: Os clientes selecionam o método de pagamento que desejam usar para concluir a compra. Por exemplo, cartão de crédito, PIX ou boleto.
- Confirmação da compra: Depois de revisar todas as informações e concordar com os termos e condições, os clientes finalizam a compra.
Um checkout eficiente e amigável é essencial para garantir uma experiência positiva. Além disso, ele pode ser responsável por maximizar as taxas de conversão em um e-commerce.
Portanto, é muito importante que o processo de checkout seja intuitivo, seguro e rápido. Isso irá minimizar qualquer atrito que possa desencorajar os clientes de concluírem a compra.
Tipos de checkout de lojas online
Você sabia que existem diferentes tipos de checkout para lojas online? Escolher entre um ou outro modelo pode impactar indicadores relevantes, como a taxa de conversão e o abandono de carrinho.
Vamos destacar os principais detalhes sobre cada opção para que você escolha a que melhor atende sua loja.
Checkout padrão
No checkout padrão, o cliente é direcionado para a página de um serviço de pagamentos. Exemplos mais comuns são o Mercado Pago, PagSeguro ou PayPal.
Nesta página, o comprador seleciona o método de pagamento e, no caso de compras no cartão de crédito, insere os dados do cartão.
Checkout transparente
No checkout transparente, o processo de finalização e pagamento ocorre dentro da própria página do carrinho de compras. Neste caso, não há redirecionamento do cliente para uma página separada.
As informações de pagamento são inseridas diretamente na página em que o cliente se encontra, criando uma experiência mais fluida e integrada. Isso pode aumentar a taxa de conversão, pois elimina etapas adicionais e simplifica o processo para o cliente.
Checkout Lightbox
O checkout em lightbox é uma variação do checkout transparente. Neste formato, quando o cliente vai finalizar a compra, um pop-up aparece para que as informações de pagamento sejam informadas.
É preciso lembrar que muitos navegadores bloqueiam pop-ups de forma automática. Portanto, isso pode dificultar a finalização das compras e aumentar a taxa de abandono.
A importância de um bom checkout no e-commerce
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 85% dos consumidores desistem de concluir suas compras e abandonam carrinhos se um checkout é mau construído.
Dito isso, confira alguns itens que detalham a importância de investir em um bom processo de checkout:
- Aumento das taxas de conversão
- Um checkout eficiente e amigável pode aumentar a taxa de conversão, pois simplifica o processo de compra.
- Reduzir o número de etapas e facilitar a inserção de informações de pagamento pode incentivar os clientes a concluírem suas compras.
2. Redução do abandono de carrinhos
- O abandono de carrinhos de compras é um desafio comum para os varejistas online. Muitos clientes iniciam o processo de compra, adicionando itens ao carrinho, mas acabam desistindo antes de concluir a transação.
- Um processo de checkout complicado, demorado ou confuso é uma das principais razões para o abandono de carrinhos.
3. Melhoria da experiência do cliente
- Um checkout intuitivo proporciona uma experiência de compra mais agradável para os clientes.
- Na prática, isso aumenta a conversão, melhora a percepção da marca e, também, a fidelidade do cliente. Clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e fazer novas compras.
Principais erros no checkout de loja virtual
Existem alguns erros clássicos no checkout de lojas virtuais, que você não pode cometer no seu negócio, dentre os quais, podemos destacar:
Formulários muito longos: Formulários extensos durante o processo de checkout podem sobrecarregar os clientes, levando ao abandono da compra.
É importante manter o formulário o mais curto e simples possível, solicitando apenas as informações essenciais para concluir a transação.
Layouts não adaptados para dispositivos móveis: Com o aumento do uso de dispositivos móveis para compras online, é fundamental que o layout do checkout seja responsivo e otimizado para diferentes tamanhos de tela.
Se o processo de checkout não for amigável para dispositivos móveis, os clientes podem encontrar dificuldades para inserir informações, o que pode resultar em desistência das compras.
Poucas opções de pagamento: Oferecer uma variedade de opções de pagamento é fundamental para atender às preferências dos clientes e garantir uma experiência de compra conveniente.
Se uma loja virtual oferece apenas uma ou algumas opções de pagamento, isso pode afastar clientes que preferem usar métodos de pagamento diferentes.
Falta de segurança – não ter certificado SSL na loja: A segurança é uma preocupação fundamental para os clientes ao fazer compras na internet.
Diante disso, a ausência de um certificado SSL (Secure Sockets Layer) na loja pode comprometer a segurança das informações pessoais e de pagamento dos clientes, o que pode afastar os consumidores e prejudicar a reputação da marca.
Procure evitar e corrigir os erros acima para evitar o abandono de carrinhos durante o processo de checkout, e com isso, vender mais!
Como melhorar o checkout de um e-commerce
Existem algumas dicas básicas para melhorar o checkout em um e-commerce, dentre as quais, podemos destacar:
1.Deixar claro quais são as etapas do processo e mostrar ao usuário onde ele está: O seu processo de checkout pode ter mais de uma etapa, desde que ele deixe bem claro quais são essas etapas e onde o cliente se encontra.
2. Identificar claramente quando houver um erro: Sempre que houver um erro de preenchimento, ele precisa ser informado de forma objetiva e bem visível, para que o comprador saiba como corrigir.
3. Pedir somente informações fundamentais, como nome, e-mail, CPF e endereço: Para evitar que o processo de checkout se torne muito longo, e acabe estimulando a desistência do cliente, evite pedir mais informações que o necessário.
4.Ter um certificado SSL instalado no site: Ter um certificado SSL é muito importante para transmitir e garantir segurança.
Sendo assim, aproveite para inserir na página do checkout a informação de que o site é seguro, acompanhada do selo do seu certificado.
5. Fornecer informações claras sobre o frete: Forneça de forma transparente as informações sobre o frete, incluindo o valor e prazo de entrega.
6. Oferecer diferentes formas de pagamento: Também é muito importante oferecer diferentes opções de pagamento, a fim de estimular a compra e evitar o abandono de carrinho.
7. Oferecer o modelo de checkout transparente: Para evitar abandonos e aumentar a conversão, é recomendado que você trabalhe com o modelo de checkout transparente.
Com um checkout transparente, o cliente não precisa sair do seu site ou inserir dados em um pop-up.
8. Fornecer uma tela de confirmação após a conclusão da compra: Por fim, forneça uma tela de confirmação para que o cliente tenha certeza de que a compra foi concluída e anote o número do pedido.
Ao seguir essas dicas, temos certeza de que você ficará livre de problemas com o checkout da sua loja, e com isso, conseguirá vender mais!
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