Descubra o que esperar da nova versão do ChatGPT e como ela pode aprimorar sua experiência de conversação.
No dia 14 de março de 2023, a OpenAI anunciou a chegada do ChatGPT 4, a nova versão do modelo de linguagem natural mais avançado até o momento. Com essa atualização, o ChatGPT 4 apresenta grandes novidades e melhorias em relação às suas versões anteriores, permitindo interações ainda mais naturais e precisas com os usuários.
Quer conhecer quais são as novidades que chegam com essa versão? Então é só continuar a sua leitura!
O que é o ChatGPT?
ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial que tem causado um grande impacto na forma como as pessoas se comunicam com as máquinas. Desenvolvido pela OpenAI, ele é um dos maiores e mais avançados modelos de linguagem do mundo, com 1,6 bilhão de parâmetros. Através da análise de grandes quantidades de dados, consegue compreender e gerar texto em diversas línguas, incluindo o português.
Desde o seu lançamento, o ChatGPT tem sido usado em diversas aplicações, como assistentes virtuais, chatbots de atendimento ao cliente, sistemas de recomendação de produtos, entre outros. Ele consegue conversar com os usuários de forma muito semelhante a um ser humano, entendendo o contexto da conversa e dando respostas relevantes e informativas.
Apenas cinco meses após o seu lançamento (que aconteceu em janeiro deste ano), o ChatGPT já havia conquistado a impressionante marca de 100 milhões de usuários ativos mensais, destacando-se como um exemplo da sua crescente popularidade e importância na indústria de inteligência artificial.
Quais as novidades do ChatGPT 4?
O ChatGPT 4 chegou trazendo diversas novidades fantásticas, e você pode conferi-las a seguir.
Capacidade mais avançada de interpretação e precisão na resposta
Mais criativo e colaborativo do que nunca, ele pode gerar, editar e iterar em tarefas de escrita criativa e técnica, como compor músicas, escrever roteiros ou aprender o estilo de escrita do usuário.
Foram feitas comparações de desempenho entre o GPT 3.5 e o GPT 4 ao realizar diversos exames americanos, como provas de medicina, direito, arte e muito mais. No geral, o GPT 4 apresenta um salto muito grande comparado a seu antecessor.
Além disso, o GPT 4 é 82% menos propenso a responder a pedidos de conteúdo não permitido e 40% mais propenso a produzir respostas factuais do que o GPT-3.5.
Essa capacidade do GPT 4 é um avanço importante na direção de tornar a tecnologia de inteligência artificial mais responsável e segura para todos. Ao reduzir a probabilidade de respostas que violem as políticas de uso e aumentar a precisão das respostas, o GPT 4 pode ser usado de maneira mais confiável em uma variedade de aplicativos, desde assistentes virtuais até sistemas de diagnóstico médico.
Interpretação de imagens
Uma das novidades mais interessantes é que o GPT 4 agora pode aceitar imagens como entrada e gerar interpretações, classificações e análises. Isso significa que ele pode ser usado em tarefas que exigem processamento de imagem, como reconhecimento de objetos ou análise de sentimentos em imagens.
No exemplo abaixo vemos uma imagem com vários balões, e a pergunta do usuário ao Chat é: “O que aconteceria se as cordas fossem cortadas?”. O ChatGPT 4 responde: “Os balões sairiam voando”.
Limite de palavras expandindo
Outra grande vantagem do ChatGPT 4 é sua capacidade de lidar com mais de 25.000 palavras de texto, permitindo o uso em casos como criação de conteúdo de longa duração, conversas prolongadas e busca e análise de documentos. Comparado com seu antecessor, ele mostra uma evolução 8x maior na capacidade de palavras,
Consulta de informações em links
O ChatGPT 4 é capaz de interpretar conteúdos presentes em links de forma eficiente e precisa. Utilizando técnicas de processamento de linguagem natural e inteligência artificial, o modelo consegue extrair informações relevantes de páginas web e utilizá-las para responder perguntas ou realizar outras tarefas. Veja um exemplo:
Usuário:
[Texto de: https://en.wikipedia.org/wiki/Rihanna]
Descreva a apresentação dela no Super Bowl e o que a tornou especial.
ChatGPT 4:
A apresentação de Rihanna no show do intervalo do Super Bowl LVII foi especial por várias razões. Em primeiro lugar, marcou sua primeira apresentação ao vivo em mais de cinco anos e foi a primeira vez que ela liderou o show do intervalo do Super Bowl. Além disso, ela fez história ao se tornar a primeira pessoa a se apresentar no Super Bowl grávida. O show em si foi aclamado pela crítica, com muitos elogiando sua performance de alta energia e vocais impressionantes. Também obteve uma enorme audiência, tornando-se o segundo show do intervalo mais assistido da história.
Como usar o ChatGPT 4?
Para utilizar as novas funcionalidades do ChatGPT 4, é necessário realizar a assinatura do ChatGPT Plus.
O ChatGPT Plus é uma versão avançada do ChatGPT que oferece recursos adicionais, como acesso a uma base de conhecimento mais ampla, capacidade de responder perguntas mais complexas e personalização da interação com o usuário.
Ao se inscrever no ChatGPT Plus, os usuários terão acesso a todas essas funcionalidades adicionais, o que permitirá uma experiência mais rica e satisfatória.
Além disso, a assinatura do ChatGPT Plus oferece suporte prioritário ao usuário e atualizações regulares para aprimorar ainda mais a qualidade do serviço.
Através do suporte prioritário, os usuários podem obter ajuda e solução para seus problemas mais rapidamente. A atualização regular também garante que o ChatGPT Plus esteja sempre em dia com as últimas tendências e tecnologias, oferecendo aos usuários uma experiência ainda mais aprimorada.
Considerações Finais
Nesse artigo você conheceu as funcionalidades do ChatGPT 4 e como já começar a utilizá-lo.
Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:
- Inteligência artificial: o que é e quais as vantagens de utilizá-la
- Machine Learning: o que é e como funciona?
Até a próxima! :^)