Saiba como funciona o Celular Seguro e de que forma ele pode ajudar a manter seus dados em segurança caso tenha o smartphone roubado.
No dia 19 de dezembro, o Governo Federal liberou o acesso ao aplicativo Celular Seguro. Como o próprio nome dá a entender, a sua proposta é manter um celular que foi roubado ou furtado com todos os dados seguros. Tudo isso acontece em até 30 minutos.
Trabalha com loja virtual ou afiliação e utiliza o celular como ferramenta? Então veja abaixo como funciona o Celular Seguro e de que forma ele pode ajudar você.
O que é o Celular Seguro?
O Celular Seguro é um aplicativo que interliga diversos sistemas, como bancos e operadoras de telefonia. Caso algo aconteça com o seu smartphone, basta enviar um alerta que todos esses sistemas serão notificados.
Uma vantagem do aplicativo é que, em casos mais urgentes, outra pessoa de confiança pode fazer essa notificação. Basta cadastrar esses indicados (como pais ou outra pessoa) e solicitar a ajuda deles, caso necessário.
Ao site G1, Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, revelou que empresas como iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank irão aderir ao Celular Seguro em breve. Atualmente, Banco Pan, Banco Inter, Sicoob, Caixa, BTG Pactual, Santander, Banco do Brasil e Bradesco já atuam em conjunto com a plataforma.
Como baixar o app Celular Seguro?
Agora que você já sabe como o Celular Seguro funciona, veja abaixo como baixá-lo e configurar seu uso.
- Acesse o Google Play ou a App Store e procure pelo aplicativo Celular Seguro;
- Após instalar o aplicativo, toque em Entrar com gov.br e faça o login usando seu CPF e senha;
- Aceite os termos de uso clicando em Continuar;
- Caso queira, leia o tutorial. Depois dessa etapa, você já terá acesso à tela principal, onde poderá cadastrar contatos e até registrar uma ocorrência.
Como bloquear aparelho roubado no Celular Seguro?
Registrar uma ocorrência de smartphone roubado é algo simples. Basta seguir as etapas abaixo:
- Acesse o aplicativo e toque na opção Registrar ocorrência;
- Caso o celular perdido seja o seu, toque em Meus telefones. Se for de algum conhecido, selecione Telefone de confiança;
- Após escolher o aparelho que sumiu, toque no botão Alerta para registrar a ocorrência. Informe todos os dados solicitados para concluir essa etapa;
- Assim que o alerta for disparado, o sistema vai gerar um protocolo. Anote-o, pois a partir desse instante as instituições serão notificadas ara boquear acessos no aparelho roubado.
Esperamos que esse tutorial tenha lhe ajudado. Fique bem, feliz Natal para você e sua família e até a próxima!