Saiba o que são bounces no e-mail marketing e o que você pode fazer para que esse indicador seja sempre o mais baixo possível.
Os bounces no e-mail marketing são comuns para quem utiliza o recurso e tem uma boa base de contatos. Infelizmente, é um problema que pode afetar sua reputação como remetente e prejudicar suas estratégias e campanhas.
Por isso, é importante entender tudo o que envolve os bounces no e-mail marketing. Aqui, destacamos os tipos bounces, suas causas e como evitar e resolver esse problema, caso ele ocorra com você.
Para te ajudar nisso, preparamos este conteúdo completo, com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Isso te ajudará a melhorar a eficácia e segurança da sua estratégia de e-mail marketing.
Vamos lá? Leia até o final e aproveite o conteúdo!
O que são bounces?
Os bounces no e-mail marketing são aqueles e-mails que não chegam para alguns endereços de uma base de contatos.
Ao contrário do senso comum sobre os bounces, eles não ocorrem somente porque o servidor do contato identificou o e-mail como spam. Eles também podem ocorrer:
- Se a caixa de entrada do usuário estiver muito cheia;
- Se o servidor deste contato está temporariamente fora do ar;
- Se o usuário configurou seu e-mail para não receber mensagens temporariamente;
- Se o e-mail está incorreto ou é inexistente;
- Se o endereço de e-mail foi excluído;
- Dentre outros motivos.
Em geral, é importante monitorar a ocorrência de bounces no e-mail marketing. Sobretudo, acompanhar o motivo pelo qual eles estão ocorrendo, para traçar estratégias de e-mail marketing, a fim diminuí-los.
Afinal, ter uma taxa elevada de bounces no e-mail marketing, afeta sua reputação como remetente. Isso pode fazer com que seus e-mails caiam na caixa de spam da sua base de contatos.
Existem dois tipos principais de bounces no e-mail marketing: o soft bounce e o hard bounce. Falaremos um pouco mais sobre cada um deles, a seguir.
O que é soft bounce?
O soft bounce, em geral, é uma condição temporária. É o caso em que o e-mail enviado não chega imediatamente ao destinatário, mas, ainda pode chegar em algum momento.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:
- Ocorrer uma instabilidade no servidor do destinatário;
- Por conta de uma caixa de entrada muito cheia;
- Se o destinatário configurar um período de ausência temporária, para não receber e-mails nesse período;
- Dentre outros.
Nesses casos, não é recomendado excluir o contato da sua lista de e-mails. Afinal, o destinatário pode não receber determinados e-mails, mas receber e até abrir outros e-mails que você enviar.
Esse é um tipo de bounce que acontece de forma esporádica com alguns contatos. Porém, é importante realizar um monitoramento para verificar se não está acontecendo com frequência ou de forma permanente com determinados contatos.
Se esse for o caso, pode ser melhor excluir o contato. Assim, você não prejudica sua reputação como remetente e ainda economizar em disparos de e-mail. Assim, podem ser melhor aproveitados com leds mais ativos.
Mas, lembra que falamos que também existe o hard bounce? Vamos entender melhor o que é, como evitá-lo e como resolver este problema?
O que é hard bounce?
O hard bounce é quando o e-mail não chega ao destinatário e não tem possibilidade de chegar em outro momento. Isso ocorre porque o e-mail do destinatário não existe, ou seja, ele pode estar errado ou ter sido excluído.
É algo bastante frequente e uma situação que precisa de monitoramento contínuo. Isso é válido para resolver o problema de forma rápida e não prejudicar sua reputação como remetente.
A única forma de resolver o problema, é excluindo os contatos que estão retornando como hard bounce.
O que fazer para evitar os bounces no e-mail marketing?
Antes de mais nada, para evitar os bounces no e-mail marketing, é importante se atentar às práticas que evitam que seus e-mails sejam identificados pelos servidores de e-mail dos seus contatos, como ameaças ou prática de spam. Como, por exemplo:
- Enviar muitos e-mails em um curto período;
- Enviar e-mails com links que podem ser considerados ameaças;
- Adicionar muitas imagens no corpo do e-mail ou em anexo;
- Dentre outros.
Isso ajuda a manter sua reputação como remetente e cria uma boa relação com os servidores de e-mail.
Outra ação que pode ajudar é separar os seus contatos em destinatários mais ativos (que abrem e interagem com seus e-mails com frequência) e destinatários menos ativos (que quase nunca ou nunca abrem seus e-mails).
Dessa forma, você pode ajustar sua estratégia de e-mail marketing. Isso ajuda a programar envios pontuais para os usuários menos ativos e mais e-mails para os seus usuários mais ativos. Isso também ajuda a evitar que os servidores identifiquem seu remetente como spam.
Além disso, é importante realizar um monitoramento constante para verificar os motivos dos bounces no e-mail marketing.
Dessa forma, é possível excluir da base de contatos os e-mails inexistentes. Isso ajuda a evitar os hard bounces e acompanhar se os soft bounces não estão ocorrendo com muita frequência com os mesmos contatos.
Se isso estiver ocorrendo, pode ser mais vantajoso excluir também esses contatos. No entanto, é importante mantê-los por um tempo e monitorar de perto a situação. Afinal, há casos em que pode ser interessante manter esses destinatários na sua base de contatos.
Afinal, se o contato continua recebendo e abrindo alguns dos seus e-mails, pode ser que ele ainda vire um cliente em algum momento.
Ações preventivas mais diretas
Há ações preventivas que você pode incluir na sua estratégia de e-mail marketing para reduzir principalmente os hard bounces. Uma delas, por exemplo, é a confirmação do e-mail quando um novo usuário se inscreve. Dessa forma, é possível reduzir o número de e-mails incorretos, da sua base de contatos.
Outra ação preventiva para isso pode ser adicionar uma mensagem nos e-mails, juntamente com a opção de “cancelar inscrição”. Assim, você dá a opção do usuário modificar o seu endereço de e-mail inscrito, caso mude de e-mail.
É raro que um assinante realize esse processo, a menos que goste muito do seu conteúdo e seja um leitor assíduo dos seus e-mails. No entanto, pode ser interessante acrescentar essa opção se a sua ferramenta de e-mail permitir.
Conclusão
Em suma, é importante entender o que é, como evitar e como resolver o problema dos bounces no e-mail marketing. Afinal, isso te ajudará a manter uma boa reputação de remetente, o que também colabora para que seus e-mails cheguem à sua base de contatos.
Para isso, é importante evitar spam e monitorar os soft bounces. Também é válido separar sua base de contatos em “usuários ativos” e “usuários inativos”, excluindo os inativos para evitar hard bounces constantes.
Além disso, você pode incluir ações mais diretas, como solicitar a confirmação dos e-mails no ato da inscrição. Outra ideia é dar a opção do usuário alterar o endereço de e-mail inscrito, caso mude de endereço.
Seguindo essas dicas, sem dúvida sua estratégia de e-mail marketing será mais eficiente e segura a curto, médio e longo prazo.