Veja aqui de que forma você pode usar um blog para vender seus produtos e serviços, alcançando um público maior na rede.
Nos dias atuais, é difícil ver uma marca de autoridade que não possua um blog e isso não é à toa.
Os conteúdos presentes dentro de um blog são ricos em informações. Dessa forma, é certo dizer que uma estratégia de marketing digital, conteúdo ou de inbound marketing sem um blog, pode estar incompleta.
Além das grandes marcas, muitas pessoas utilizam os blogs para vender como afiliados. Eles também aparecem aliados ao dropshipping e até mesmo negócios pessoais, com mercadoria artesanal, por exemplo.
Isso acontece porque vender com um blog não é difícil e, em geral, é mais barato. Basta que você tenha uma hospedagem com WordPress, por exemplo, e terá o essencial para colocar seu blog no ar. E aí, a pergunta que fica no ar é: quais são os próximos passos?
Índice
- Como usar um blog para vender?
- Construa uma autoridade e reputação
- Passe confiança sobre o seu produto ou serviço
- Seja honesto
- Use as redes sociais para divulgação
- Ofereça conteúdo de qualidade
- Trabalhe a sua persona
- Não pressione o leitor
- Utilize os CTAs corretos
- Facilite o processo de compra
- Deixe um formulário de contato
- Não esqueça de medir os resultados
- Conclusão
Como usar um blog para vender?
Confira abaixo algumas estratégias que você pode utilizar e vender o máximo possível com o seu blog!
Construa uma autoridade e reputação
Construir autoridade e reputação são pilares para o sucesso de qualquer empreendimento. A autoridade diz respeito ao seu conhecimento em um ramo de atuação. Já a reputação diz o quão parceiro o seu negócio é de seus clientes.
Para construir a autoridade, o blog pode trazer conteúdos ricos, específicos e altamente especializados sobre o seu ramo de atuação. Serão esses artigos que demonstrarão aos seus clientes o quanto você sabe sobre aquilo que se propõe a vender.
Para construir sua reputação, é possível trazer especialistas certificados para assinar seus textos ou até mesmo, colaborar com o seu blog. Integrar o seu blog junto com as redes sociais também ajuda a criar essa reputação. Afinal, esse é um ambiente que as pessoas poderão compartilhar mais facilmente seus conteúdos.
Passe confiança sobre o seu produto ou serviço
Passar confiança sobre o serviço e produto, utilizando um termo do neuromarketing, é a “chave que desbloqueia” a compra. Em geral, compramos quando estamos convencidos de que o produto ou serviço vai satisfazer nossas necessidades.
Em um cenário de alta competição, só sai na frente quem tem a melhor reputação sobre seus produtos e serviços. Vamos usar um exemplo e supor que você venda velas artesanais aromáticas. No seu blog, você pode destrinchar:
- Todo o processo de criação das suas velas, desde o processo de definir os temas, cores e cheiros;
- Falar sobre a escolha ou criação das ceras e outras matérias primas utilizadas;
- Como são feitas as extrações dos aromas das flores;
- Quais são as sensações que os usuários podem esperar sentir comprando aquele produto;
- Se existe risco de alergias;
- Quais são as velas mais doces, mais cítricas, amadeiradas e assim por diante;
- Em quanto tempo uma vela acaba e dicas de como fazer com que ela renda mais.
Veja que aqui existe temas que giram em torno do produto e aborda aspectos relevantes. Eles matam objeções, despertam curiosidade e tiram dúvidas pertinentes sobre os produtos para os usuários.
No site da Magazine Luiza, por exemplo, os conteúdos possuem uma estrutura de “conteúdo + produto”. Ou seja, há um parágrafo que destrincha a temática seguido da recomendação de um de seus produtos à venda na loja.
Ou seja, demonstre valor, em vez de simplesmente listar as características de seus produtos ou serviços. Mostre como seus produtos ou serviços podem resolver problemas ou atender às necessidades de seus leitores, mas sem forçar a barra.
Seja honesto
Se você ainda não reparou, vender com um blog envolve uma abordagem cuidadosa e estratégica.
Ser honesto é oferecer conteúdo útil e relevante, em vez de focar apenas em vender seus produtos ou serviços. Concentre-se em criar conteúdo que seja útil e relevante para seu público-alvo. Isso pode incluir:
- Tutoriais;
- Guias práticos;
- Análises de produtos;
- Dicas;
- Conselhos úteis relacionados ao seu nicho;
- Infográficos, imagens e vídeos.
Além disso, é necessário ter transparência sobre afiliações e parcerias. Se você estiver promovendo produtos ou serviços de terceiros, seja transparente sobre isso com sua audiência.
Nesse mesmo sentido, faça recomendações honestas e imparciais. Ao recomendar produtos ou serviços em seu blog, seja honesto e imparcial em suas análises e avaliações. Destaque os pontos fortes e fracos dos produtos de forma equilibrada e forneça informações objetivas que ajudem seus leitores a tomar decisões informadas.
Voltando aos exemplos das velas aromáticas. Vamos supor que o ambiente esquente um pouco por conta das velas e parte de seus usuários morem em regiões de muito calor. O certo seria falar que a vela pode deixar o ambiente ainda um pouco mais quente e apaga com ventilador. Ou seja, não é um produto bom para ambiente não climatizado.
Esse tipo de informação demonstrará aos seus clientes o seu cuidado em fazer com que eles tenham uma experiência sem frustrações pelo caminho.
Use as redes sociais para divulgação
Nas estratégias de marketing de conteúdo é muito comum integrar várias redes sociais ao blog. Isso acontece por alguns motivos.
O compartilhamento de conteúdos de blog são muito mais facilitados se existem posts que falem sobre eles. Nesse contexto, dificilmente uma pessoa pegará um conteúdo de blog e compartilhará nas suas redes por conta própria. Se ela leu o artigo e tinha um botãozinho de compartilhar, essas chances aumentam muito.
Além disso, muitas pessoas encontram os conteúdos pelas redes sociais. Segundo o Estadão, o TikTok é o novo Google da Geração Z. As pessoas ainda utilizam os mecanismos de busca convencionais, mas estar fora das redes sociais pode ser tão prejudicial quanto não trabalhar SEO. Dependendo de alguns ramos, é até mais prejudicial.
Por fim, os conteúdos produzidos para o blog podem ser convertidos em conteúdos para outros canais. Você pode trabalhar com vídeo para o YouTube, posts para redes sociais, temas de anúncio, entre outros.
Ofereça conteúdo de qualidade
Oferecer conteúdo de qualidade é a soma de tudo o que falamos até aqui. Quando você faz conteúdos que demonstrem sua autoridade, firmem sua reputação e sejam honestos, você entrega material de qualidade.
Além disso, você também pode incluir elementos ainda mais ricos nos seus conteúdos. Nesse caso, trabalhe com vídeos, imagens explicativas, infográficos e linkagens internas que complementem o tema.
Trabalhe a sua persona
Vender com um blog requer um entendimento profundo da sua persona. Afinal, para que a comunicação seja realizada, é preciso falar a língua que o seu público vai entender.
Uma persona, nada mais é do que uma representação do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados que incluem informações demográficas, como idade, gênero, renda e localização geográfica. Também é importante ter insights sobre interesses, desafios, objetivos, preferências de compra e comportamentos de consumo.
A persona é criada para nos ajudar a compreender melhor quem são nossos clientes. Dessa forma, também ajuda a nos comunicar com eles de maneira mais eficaz.
Não pressione o leitor
Pressionar o leitor é se utilizar de gatilhos mentais de maneira exagerada e descuidada. Um blog serve para vender, mas seu principal objetivo é vender de maneira orgânica e natural. Usar click baits e incluir um “compre aqui” ou “compre agora” a cada parágrafo faz com que o texto perca o sentido.
O Blog do Mercado Livre, por exemplo, desenvolve textos ricos em dicas. Elas trazem comparação de produtos, e incluem ao longo do conteúdo links para os produtos.
Essa estratégia faz com que os usuários sejam direcionados para os produtos. Porém, isso acontece de maneira natural, dentro de um contexto sem forçação de barra.
Utilize os CTAs corretos
Os Call-to-action (CTAs) são de extrema importância para ajudar na decisão do usuário. Alguns campos do marketing como o UX (User Experience, UI (User Interface) e microcopy podem ajudar bastante nesses detalhes.
No contexto de CTAs, o UX pode ajudar a determinar a melhor localização, tamanho e formato para os CTAs no artigo de blog. Assim, garante que sejam facilmente visíveis e acessíveis aos usuários.
A UI pode garantir que os botões de CTA se destaquem visualmente do resto do conteúdo do artigo. Ele vai usar cores, formas e estilos que chamem a atenção do usuário.
Já a microcopy desempenha um papel crucial ao fornecer instruções claras e persuasivas sobre o que acontecerá quando o usuário clicar no CTA. Alguns textos mais comuns são “Compre agora”, “Baixe o eBook”, “Inscreva-se”, etc.
O blog B2B da Amazon, por exemplo, usa CTAs como “aproveite todos os benefícios” seguida de um “comece a vender”.
Eles poderiam ter usado “confira agora” ou “teste sem medo”. Porém, escolheram abordar como CTA um desejo de sua persona, que é “começar a vender”.
Facilite o processo de compra
Uma das coisas mais importantes para o blog é que a compra não seja forçada, nem impossível de ser feita. Existem algumas formas de você facilitar a compra do usuário no blog.
1. Utilizando links internos
Como foi mostrado, marcas como Magazine Luiza e Mercado Livre direcionam seus usuários para os produtos por meio de links. Essa é uma ótima maneira de facilitar a venda, sem forçar a barra.
2. Utilize banners
Utilizar cards e banners ao longo do conteúdo também é uma estratégia que chama a atenção. A imagem, por mais singela que seja, se bem construída e colocada facilita e muito a compra!
3. Inclua cards e carrosséis de produtos no conteúdo
Inclua carrosséis ou imagens de produtos, como uma “mini vitrine” dos produtos que estão sendo relacionados com os conteúdos. Fazer isso facilita muito a compra, porém, tome cuidado com o exagero!
No caso acima, temos a marca NIVEA facilitando a compra em um de seus artigos do blog. No carrossel, podemos ver os produtos, com nome, valor do produto e um botão para colocar o produto direto no carrinho. Isso é muito bom, porque você pode salvar aquele produto para ver depois, sem parar sua leitura no meio.
Deixe um formulário de contato
Unir as estratégias de blog com outras áreas, como e-mail marketing, por exemplo, é muito útil. Você pode fazer isso incluindo campos de captação de leads com formulários de contato ou assinatura de newsletter, por exemplo.
No Blog B2B do Grupo Morena Rosa, por exemplo, temos ao final um cadastro simples para receber atualizações por e-mail. Basta incluir nome, e-mail e inscrever-se.
Fazer isso dá um complemento para todo o conteúdo explorado e gera um dado importante. Ou seja, o usuário leu o conteúdo e se cadastrou para receber mais? Então as coisas estão sendo realizadas na direção certa!
Não esqueça de medir os resultados
Você só vai saber se realmente está agindo certo se medir os resultados dessas estratégias. Existem algumas maneiras de você medir essas estratégias, como incluir UTMs nos seus URLs.
As UTMs são maneiras de tornar links rastreáveis. Fazer isso é o primeiro passo para saber se seus links internos do blog estão recebendo cliques e tornando-se vendas.
Lembre-se: você precisa tornar seus links rastreáveis tanto no blog quanto nas redes sociais e e-mail marketing.
Não esqueça também de configurar as ferramentas de análise da maneira correta, como o Google Analytics.
Conclusão
Já sabe as diversas estratégias para vender com um blog? que tal colocar elas em prática e nos dizer nos comentários o que deu certo?
Lembre-se que o conteúdo pode ser um excelente aliado nas vendas. Teste, mensure e encontre a maneira certa de usar um blog para vender mais!
Caso queira aprimorar mais os seus conhecimentos, dê uma olhada nos artigos abaixo: