Estratégia eficaz ou modismo? Entenda como um blog para e-commerce pode ajudar o site da sua loja a crescer e ganhar mais relevância.
Você precisa atrair mais pessoas para sua loja virtual, mas não sabe como fazer isso? Calma, isso não é motivo para desanimar, pois você tem uma poderosa ferramenta para explorar e se destacar para seu público alvo: o blog para e-commerce.
Você com certeza já procurou informações de algum produto ou serviço no Google, né? Se sim, provavelmente a resposta que encontrou te direcionou para um site que trouxe um conteúdo extenso e completo sobre o que você buscava. Essa página é o que chamamos de blog!
Muitos e-commerce que existem por aí não possuem blog, o que é um grave erro! A não ser que o objetivo seja se manter sem destaque no mercado, mas acho que esse não é o seu caso, não é mesmo? ?
Então, você que é um empreendedor ou gestor bem antenado vai ficar com a gente aqui até o final para entender a importância do blog., até para entender as razões pelas quais deve começar a elaborar o blog para e-commerce quanto antes. Confira!
O que é um blog para e-commerce?
No ambiente digital, um blog é uma espécie de diário eletrônico, uma página informativa onde são publicados conteúdos relevantes ao público-alvo.
Essa relevância tem como objetivo levar conhecimento ao público-alvo, reduzir incertezas e instruir o usuário sobre conceitos, serviços e produtos. Dessa forma, a produção de conteúdo é pensada para suprir as necessidades, os objetivos e os desejos do público.
Então, imagina que você tem um e-commerce voltado para produtos de bebê. No blog você vai explorar assuntos relacionados aos seus produtos como “Dicas para montar o enxoval do bebê” e “Como escolher o melhor carrinho”. Também dá para trazer assuntos que auxiliem no dia a dia dos pais, como “Lista de remédios para levar nas viagens com as crianças” ou “Dicas para mamães de primeira viagem”. ??
Dessa forma, podemos dizer que no blog você vai trabalhar com temas relacionados aos produtos vendidos na sua loja virtual. Uma forma de marketing indireto, menos invasiva, que é a premissa do marketing de conteúdo.
Blog para e-commerce é ferramenta estratégica?
O uso de blogs como canal de comunicação ganhou força no começo dos anos 2000. A popularidade se deve ao surgimento de ferramentas de hospedagem que facilitaram a criação de sites pessoais e democratizaram a criação de conteúdo. Ou seja, essas novas ferramentas reduziram ou mesmo eliminaram a necessidade de ter conhecimento aprofundado sobre programação para ter o próprio site ou página de blog.
Atualmente, o blog para e-commerce é uma ferramenta estratégica para o marketing digital de lojas virtuais. Ele é utilizado para gerar mais oportunidades de negócios, divulgar os produtos e aumentar as vendas.
E sabe o que é mais interessante? Uma vez que sua loja virtual já está pronta, criar um blog para e-commerce é muito fácil. Além de ter um baixo custo de implementação, a estratégia exige, basicamente, somente o investimento de tempo para a produção dos conteúdos.
Então, sim, ter um blog no seu e-commerce é uma ação estratégica para aumento da visibilidade e autoridade, especialmente agora com o mercado cada dia mais concorrido.
Por que criar um blog para e-commerce?
Uma pesquisa realizada pela Content Trends mostrou que o marketing de conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas a um site. Por esse motivo, 73% das empresas entrevistadas dizem usar essa estratégia.
A questão é bem essa mesma. Além de ser um canal de comunicação que favorece conexões relevantes com seu público, um blog também:
- Aumenta a autoridade do seu e-commerce no mercado;
- Posiciona sua marca como referência;
- Atrai mais visitantes para a loja virtual;
- Garante mais visibilidade na internet;
- Permite alcançar um novo público;
- Ajuda a melhorar o posicionamento do e-commerce no Google;
- Aproxima os clientes;
- Promove aumento nas vendas;
- Atrai mais assinantes, consequentemente, mais leads.
Ou seja, o blog de para-commerce é uma poderosa ferramenta para você que deseja ter uma marca com alto poder de engajamento.
Entretanto, só é preciso ter uma coisa em mente: um blog pode, sim, ter ótimos resultados, porém eles não são imediatos.
O marketing de conteúdo traz retorno de médio a longo prazo. Por isso, é importante ter persistência, consistência e periodicidade nas suas publicações. Nada de desistir no primeiro mês, hein! ?
É claro que a gente sempre quer resultados imediatos para aumentar a motivação de continuar. Então, para ter resultados mais imediatos, você pode, por exemplo, investir em tráfego pago, simultaneamente às estratégias de conteúdo no blog.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:
Quais as vantagens de criar um blog para e-commerce?
No tópico anterior a gente já comentou rapidamente sobre alguns dos benefícios de ter um blog na sua loja virtual. Vamos entender melhor essas vantagens.
1. Melhora o SEO do site
A transformação digital já era uma movimentação que vinha acontecendo na última década. Entretanto, é inegável que a pandemia fez aumentar a presença de empresas no ambiente digital. Com isso, acirrou também a concorrência, ou seja, há cada vez mais lojas de comércio eletrônico competindo pela visibilidade nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
Para driblar esse problema e se destacar na internet, é fundamental melhorar o Search Engine Optimization (SEO) do seu site.
E um blog para e-commerce é ótimo para isso, pois postagens regulares de conteúdos ajudam a melhorar sua classificação nos resultados das pesquisas. Afinal, criar conteúdo de qualidade e relevante de forma constante é uma excelente estratégia para melhorar a classificação do seu site.
Quanto melhor o SEO, melhores as chances de aparecer nos primeiros resultados do Google.
2. Atrai clientes recorrentes e novos com posts, ou seja, mais tráfego para a loja online
Ao investir em uma boa produção de conteúdos, você melhora o SEO, aumenta a credibilidade e passa a chamar mais a atenção das pessoas para a sua loja online.
A ciência por trás dessa estratégia é simples. Quanto mais você produz, mais cria uma boa relação com os buscadores e com seu público.
Mas não pense que basta escrever sem critério. É preciso relevância e periodicidade!
Uma boa dica para aumentar o engajamento é inserir links internos. Ou seja, colocar links do seu próprio e-commerce para manter o usuário dentro do seu site. Pode ser um link que leva para outro conteúdo no blog, ou mesmo para um produto específico que você esteja indicando a compra.
Com um blog para e-commerce, você aumenta a quantidade de pessoas visitando sua loja virtual. E quanto mais você mantém essas pessoas navegando pelas suas páginas, melhor para o Google entender seu site como confiável e deixá-lo mais bem posicionado.
A ideia de atrair a atenção do cliente para a resolução de um problema e oferecer o seu produto como solução é o processo de venda da estratégia de Inbound Marketing.
3. Amplia a captura de leads e sua lista para e-mail marketing
Ao criar um blog, é importante se certificar que as pessoas possam assinar sua newsletter por meio do cadastro de um e-mail.
Assim você consegue aumentar sua base de dados e leads, podendo se comunicar com eles com mais frequência. Oferecer conteúdos de valor, faz com que as pessoas querem continuar recebendo e lendo os seus materiais. Consequentemente, isso aumenta a credibilidade da sua marca e o entendimento de que é confiável para resolver algum problema, seja a compra de um serviço ou de um produto.
Proporcionar uma experiência gratificante para cada cliente, faz com que as vendas venham naturalmente.
4. Gera conteúdo para redes sociais
As postagens do seu blog podem virar conteúdos para suas redes sociais. Uma pequena chamada, junto com uma imagem atrativa e um CTA levando para o conteúdo do blog, é uma ótima forma de aumentar as visitas na sua página.
Esse conteúdo pode, ainda, ajudar suas postagens a serem mais compartilhadas nas mídias sociais, para que você possa encontrar novos clientes e atrair novos visitantes para o blog da sua loja.
Então, o blog para e-commerce também ajuda a abrir as portas para que sua empresa seja mais notada nas redes sociais.
O fundamental é descobrir quem é sua persona e o que ela tem interesse e necessidade. Assim, você consegue criar conteúdos assertivos e que, provavelmente, ela terá vontade de ler e compartilhar.
5. Contribui para o reconhecimento da sua marca
Já falamos bastante sobre isso por aqui. Sempre que uma pessoa encontra seu conteúdo no Google ou nas redes sociais, ela entra em contato com a sua marca. Se você oferece bons assuntos e abordagens, o retorno é certo.
A confiança na qualidade do conteúdo, associada a um reforço visual, é essencial para fixar a marca na mente do público.
Então, é possível que o reconhecimento seja maior à medida que você entrega mais conteúdos de qualidade.
E, quanto mais reconhecimento e confiança, maior a probabilidade de o usuário adquirir seu produto. Maior também a possibilidade de ele indicar e compartilhar.
6. Conquista a confiança do público e aumenta a conexão com clientes
Uma vez que você conquista a confiança, admiração e confiança do seu público, maiores são as chances dele se conectar com a sua marca.
Como consequência, ele vai buscar diretamente no seu blog a resposta para uma dúvida ou problema que ele tenha. Ou seja, mesmo que por meio do Google, vai ser diretamente no seu blog para e-commerce que ele vai entrar e ler o que precisa.
É em você que ele confia, pois é com a sua marca que ele tem conexão.
Viu como é um processo de construção da relação? É por isso que o resultado não é imediato, mas no médio e longo prazo é satisfatório.
Então, use e abuse do marketing de conteúdo para posicionar sua marca como autoridade e referência. As pessoas buscam soluções para as suas dúvidas e problemas na internet. Entretanto, mais do que isso, elas buscam conexão e identificação.
Se você conhece bem o seu público-alvo, tem bem definida sua persona, vai ser fácil identificar os gatilhos para uma relação duradoura.
Como criar um blog para e-commerce?
Já está convencido de que o blog para e-commerce é uma ótima ferramenta para sua loja virtual? Realmente não tem como negar o valor dessa estratégia para atrair mais visitas e alavancar as vendas.
E não dá para entender como os e-commerces ainda podem ignorar o marketing de conteúdo, né?
Pensando pelo lado positivo, melhor para você! Afinal, você terá uma arma poderosa para se destacar e sair na frente da concorrência.
Dessa forma, sem mais delongas, chegou o momento de mostrar como começar.
Primeira dica: é fundamental que o blog seja hospedado no mesmo domínio e que seja feita a integração com a plataforma da loja virtual.
Esse é o passo 0. Sem isso você vai se esforçar em vão, pois é a forma que o Google vai entender que os sites pertencem à mesma marca, influenciando positivamente no ranqueamento.
Agora, algumas dicas essenciais no processo de criação do seu blog na loja virtual.
Tenha objetivos claros
Antes de começar, responda essas três perguntas:
- Quais são as pessoas interessadas no conteúdo do seu blog?
- Quais plataformas podem ser usadas para divulgar a publicação?
- Por que vou produzir esse conteúdo? Como esse assunto vai resolver o problema da minha persona?
Crie um plano de marketing de conteúdo
Com as respostas anteriores bem definidas, você já pode traçar um planejamento dos conteúdos. Isso vai ajudar a manter o foco nos objetivos e produzir conteúdo que realmente faça sentido para sua loja virtual.
Explore diferentes formatos de conteúdo
Sabia que você pode usar outros formatos além de artigos de texto? Olha algumas dicas: vídeos, review de produtos, e-book, infográfico e tutoriais. Pense fora da caixa e ofereça mais diversidade!
Mantenha a consistência
Importantíssimo, pois para se destacar você não pode sumir. O blog para e-commerce precisa de frequência para se tornar relevante. Nunca se esqueça disso!
Criar um calendário com os conteúdos que podem ser explorados e a data de publicação dos posts vai te ajudar a visualizar melhor a sua estratégia de conteúdo.
Além disso, programar as publicações para acontecerem sempre nos mesmos dias cria um hábito para você e para as pessoas, que já sabem quando terá novidades.
Faça divulgação
Utilize o e-mail marketing para informar seus leads sobre o novo conteúdo publicado. O mesmo pode ser feito nas redes sociais. Quanto mais você puder o blog, melhor será seu tráfego orgânico.
Analise os resultados e reveja as estratégias
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de monitorar os resultados.
Por isso, explore esse benefício e analise com frequência a performance dos seus conteúdos e da sua estratégia. Isso é fundamental para entender se você está ou não no caminho certo.
E não tenha medo de errar. Se notar que algo não está dando o resultado esperado, adapte o conteúdo, reveja sua persona e busque outro caminho.
Conclusão
Então, podemos resumir o blog para e-commerce como um canal de comunicação e uma fonte de conteúdo para o público alvo que pode gerar mais visitantes qualificados para sua loja virtual.
E agora, depois de ler todas essas informações e ver como dar os primeiros passos para criar blog para e-commerce, o que você está esperando para começar?
O blog para e-commerce é uma oportunidade de fazer com que sua marca ganhe a confiança e a lealdade das pessoas que deseja atingir. Além disso, pode ser uma porta de entrada para várias outras estratégias, como e-mail marketing e redes sociais.
Vamos reforçar aqui que o mercado está cada dia mais competitivo, e para aumentar suas vendas digitais é preciso aparecer e se destacar!
Por isso, aproveite esse recurso para levar sua marca a atingir níveis muito maiores.Gostou desse conteúdo e quer saber como melhorar os resultados da sua loja virtual? Aproveite para aprender como entender a taxa de conversão no e-commerce.