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Veja aqui algumas tendências que certamente estarão em alta durante as compras da Black Friday 2024.

A Black Friday 2024, que acontece dia 29 de novembro, é um dos momentos mais esperados do ano por lojistas e consumidores também. De um lado, há toda uma preparação para conseguir organizar a logística e oferecer as melhores condições para os clientes. Do outro lado, consumidores cada vez mais exigentes e atentos às melhores oportunidades de compra.

Nesse contexto, é muito importante que ambas as partes entendam as principais tendências de compra na Black Friday. Assim, é possível traçar as melhores estratégias de compra e venda, aproveitando as melhores oportunidades de forma eficaz.

Neste conteúdo, apresentaremos as maiores tendências de compra para a Black Friday 2024. Confira quais são elas a seguir.

6 tendências de compras na Black Friday 2024?

Entender as tendências de compra na Black Friday 2024 é a melhor forma de aproveitar as oportunidades de vendas.

Afinal, é possível organizar melhor a logística com antecedência, investir em produtos com alta e escalar o faturamento desse período, de forma inteligente.

Por isso, fique de olho nas 6 tendências de compra que te apresentaremos a seguir!

1 – Aumento no uso do mobile

O uso de celulares e tablets para compras online aumentou significativamente nos últimos anos. Um estudo da empresa Pmweb realizado em 2023 mostrou que cerca de 72% dos clientes buscam por produtos e comparação de preços por meio dos apps das marcas ou marketplaces.

Para a Black Friday 2024, a expectativa é que o número de pesquisas e conversões via aparelhos mobile seja ainda maior. Por isso, as empresas que investem em melhorar a experiência mobile de seus e-commerces, têm mais chances de ter um faturamento maior.

2 – Experiências de compra personalizadas

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à experiência de compra. E a personalização do atendimento é um fator que influencia significativamente o número de conversões.

Por isso, é importante pensar na experiência dos clientes, desde o primeiro contato com os anúncios do produto, até a experiência pós-venda.

Para isso, há diversas tecnologias que podem auxiliar nesse processo. Alguns exemplos mais utilizados são:

  • O uso dos algoritmos e IA, para captar dados sobre os comportamentos dos usuários e enviar sugestões de produtos personalizadas;
  • O UX do site ou marketplace, pensado para facilitar a navegação e experiência do usuário. Isso vale desde o contato com o site até o checkout;
  • O uso de chatbots para um atendimento mais rápido e personalizado, solucionando boa parte dos problemas em um contato rápido e prático. Essa é uma grande sacada, pois permite um atendimento personalizado e em escala com um custo muito baixo;
  • Atendimento Omnichannel, ou seja, uma experiência de atendimento fluida e integrada, em vários tipos de canais. Para isso, é importante investir em um bom sistema de CRM.

3 – Sustentabilidade como fator de decisão

As questões climáticas e ambientais estão cada vez mais preocupantes, e o perfil do consumidor está cada vez mais exigente nesse sentido. Cada vez mais os consumidores buscam por marcas que investem em ações de sustentabilidade em seus processos internos ou apoiam iniciativas nesse sentido.

Por isso, se sua empresa ainda não se preocupa em realizar ações internas mais sustentáveis, pode ser um bom momento para aderir a essa iniciativa tão importante. 

Porém, talvez não haja tempo para realizar grandes mudanças internas nesse sentido para a Black Friday 2024. Por isso, você pode buscar alternativas para apoiar iniciativas de ONGs ou outras instituições e reverter parte dos lucros nas vendas da Black Friday para essas instituições, por exemplo.

É importante implementar essa tendência realmente como parte da cultura da empresa. Não faça isso apenas com o intuito de atrair clientes que se preocupam com essas questões. 

Afinal, além de ser uma preocupação que precisa de fato fazer parte de cada empresa e ser humano, também pode afastar e não atrair clientes, caso a iniciativa soe como algo apenas com o interesse em vendas.

4 – Busca por entregas rápidas

Com o avanço das tecnologias a vida vem tomando um ritmo cada vez mais frenético. Esse senso de urgência mudou também o comportamento do consumidor.

Os grandes marketplaces, entendendo essa necessidade de urgência dos consumidores, criaram alternativas como as entregas rápidas. Essas modalidades também são chamadas de “sistema de entregas full”.

Outra alternativa que surgiu para sanar essa demanda foi a experiência “phygital”. Nela, os clientes podem comprar online e retirar o produto diretamente nas lojas físicas.

Sua empresa não tem condições de aderir a nenhuma dessas soluções logísticas? Então pode ser interessante estudar a terceirização da sua logística de fretes.

Vale ressaltar que é importante realizar um estudo para entender se essa ação é um diferencial importante no seu mercado de atuação.

5 – Compras com ajuda de IA ou chatbots

As IAs chegaram para ficar e estão cada vez mais presentes em diversas áreas no nosso dia a dia. Nas compras e pesquisas online isso não é diferente.

Diversos consumidores já contam com a ajuda de ferramentas de IA para encontrar os melhores preços e produtos e economizar tempo de pesquisa.

Por isso, alguns marketplaces já vem investindo na integração de IA em seus sites. Isso melhora e personaliza a experiência de seus clientes, facilitando tanto a navegação quanto a conversão.

Essa tendência de integração das IA s pode marcar a Black Friday 2024 como o início de uma nova era nessa ação de vendas.

6 – Previsões de ofertas para produtos específicos

Atualmente, é possível concentrar uma quantidade gigantesca de dados para análise do comportamento dos usuários. Isso é feito com o auxílio de ferramentas de CRM, algoritmos e IAs que mapeiam o comportamento desses usuários nas pesquisas pela internet ou no contato com os sites das lojas.

Com esses dados, é possível ajustar a estratégia de vendas conforme o volume de buscas por determinados produtos. Assim, é possível concentrar as ofertas em produtos específicos que tendem a vender mais.

Isso também ajuda a direcionar melhor as campanhas de marketing, reduzindo o ROI (retorno sobre o investimento) das campanhas.

Não é uma tendência nova, mas ainda muitos e-commerces deixam de aproveitar esse tipo de estratégia mais específica e detalhada.

Conclusão

É importante entender as tendências de compra na Black Friday 2024 se você quer se posicionar de forma estratégica no mercado e vender mais. Isso também vale caso queira entender o movimento do mercado para encontrar as melhores oportunidades de compra.

Se você se atentar às várias tendências que apresentamos neste conteúdo, certamente conseguirá aproveitar ao máximo a Black Friday 2024

Se você é lojista, não deixe de avaliar também sua concorrência direta, para conseguir se posicionar ainda melhor. Já se você é consumidor, não deixe de avaliar o mesmo produto em diversas lojas diferentes, para encontrar as melhores oportunidades. Fica a dica!

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  • 6 tendências de compras na Black Friday 2024?

    • 1 – Aumento no uso do mobile

    • 2 – Experiências de compra personalizadas

    • 3 – Sustentabilidade como fator de decisão

    • 4 – Busca por entregas rápidas

    • 5 – Compras com ajuda de IA ou chatbots

    • 6 – Previsões de ofertas para produtos específicos

  • Conclusão

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  • Loja HostGator

Ketlin Gonçalves

Estrategista de conteúdo, especialista em SEO on-page e redatora web. Apaixonada por aprender e escrever sobre os mais diversos assuntos. Entusiasta do mundo digital e suas possibilidades!

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