Veja aqui como você pode se preparar para a Black Friday 2022 e aumentar ainda mais os rendimentos com as vendas no período.
O mês de outubro marca o início da preparação de muitos lojistas para a Black Friday 2024. Quem quer faturar não pode deixar essa oportunidade passar, já que ela concentra as maiores intenções de compra do ano.
O evento está marcado para acontecer no dia 29 de novembro, e você não vai perder a chance de aproveitar as vendas do período, certo?
Claro que se chegou até aqui é porque está interessado em faturar mais, por isso você tem abaixo algumas dicas que podem ajudar a ampliar os ganhos no período. Confira!
Como se preparar para a Black Friday 2024?
Seja para alguém que está começando como vendedor ou já possui um pouco de experiência na arte das vendas, ter atenção nos seguintes pontos pode ajudar bastante na sua jornada.
1. Invista em comunicação
A propaganda é a alma do negócio, e de nada adianta ter preços atrativos e bons produtos se você não anunciar aos quatro ventos.
Caso ainda não tenha parado para pensar nisso, é extremamente importante começar a marcar seu território nas redes sociais e, se tiver uma graninha sobrando, investir em algumas peças para atrair a atenção do público.
2. Olho na concorrência
No tópico anterior falamos sobre usar as mídias sociais para se comunicar com o cliente, por isso agora também vale ficar de olho na concorrência (seja no Instagram, Facebook ou nos sites de cada um).
Como algumas empresas iniciam a Black Friday já no primeiro dia de novembro, suas ações na virada do mês devem ser totalmente focadas no período de venda. Sendo assim, fique de olho nas atualizações de preço para não correr o risco de vender um item bom por mixaria, ou tentar cobrar muito em algo que nem é tão “valioso” assim.
3. Não esqueça dos descontos
Ah, essa talvez seja uma das dicas mais importantes. Após escolher quais produtos serão considerados para promoção, faça cálculos e tente ver a sua margem de lucro para verificar se o famoso “descontinho” realmente vale a pena. Se conseguir, tenha certeza que seus clientes vão gostar bastante.?
4. Ofereça boas condições de pagamento
Com a sua loja no ar e quem sabe até mesmo uma política de descontos já estabelecida, é importante pensar nas formas de pagamento que deixará acessíveis para os clientes.
Estudos recentes mostram que o cartão de crédito ainda é o queridinho de muita gente na hora de pagar as contas, mas não ignore o Pix, ok? Lembre-se: muitos terão recebido uma parte do décimo-terceiro e vão aproveitar essa data para comprar os mais diversos produtos sem comprometer o limite do dinheiro de plástico.
5. Observe a logística de entrega
O período da Black Friday movimenta muito as vendas do mercado, e nada pior para o consumidor do que achar o produto que tanto deseja por um bom preço e valor de frete absurdo. Ou pior: coloque-se no lugar do cliente e diga se gostaria de comprar em novembro e receber praticamente perto do Natal. Não dá, né?
Dessa forma, vale a pena pensar desde já se pretende seguir com um modelo de entrega convencional ou usar transportadora para agilizar os processos. Lembre-se: é a experiência do cliente e a reputação da sua loja que estão em jogo nesse momento, por isso não faça feio.
6. Prepare o estoque
Eis aqui outro ponto que pode pegar alguns lojistas de surpresa. O passar do tempo vem mostrando que cada vez mais pessoas estão antecipando as compras de Natal (olá, décimo terceiro!) e de olho nos vários descontos trazidos pela Black Friday (2022 não será diferente).
Para dar conta do recado, cabe a você deixar o estoque preparado e, se possível, observar cada item que está guardando em sua casa, garagem ou armazém. O motivo para isso é bem simples: fazendo essa conferência, não corre o risco de enviar um produto com qualidade abaixo do esperado, gerando gasto extra de tempo e dinheiro com uma troca.
7. Equipe a postos!
Por fim, a última dica que podemos trazer aqui é deixar a sua equipe preparada (caso tenha alguns funcionários). Esse é um período que exige bastante, então incentive-os a descansar no dia anterior e ofereça todo suporte necessário nos mais diversos setores.
Ah, caso seja possível, deixe alguns agradinhos para que recuperem a energia ao longo do turno (sim, estamos falando de comida, pois já dizia a vovó, “saco vazio não fica em pé”). ?
Conclusão
Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado a encontrar um cenário favorável para trabalhar com as vendas durante a Black Friday 2024. Lembre-se de manter o foco e com certeza o período será de bastante sucesso para você e o seu time.
Do fundo do coração, todo sucesso em sua empreitada. Um abraço e até a próxima!