Conheça a Biblioteca de Anúncios do Facebook e saiba como ela é uma importante ferramenta para ajudar no crescimento do seu negócio.
A biblioteca de anúncios do Facebook é uma ferramenta poderosa que pode lhe fornecer insights valiosos sobre os anúncios que os seus concorrentes estão veiculando no Face e no Instagram.
Se você ainda não conhece e não utiliza esse recurso para planejar suas campanhas nas redes sociais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Aqui vamos explicar desde o que é a biblioteca de anúncios, até o passo a passo completo para explorar a ferramenta e extrair informações do seu interesse.
O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios do Facebook é como uma grande coleção de todos os anúncios que as pessoas e empresas colocam no Facebook e no Instagram.
Quando você vai à biblioteca procurar um livro, pode pesquisar por título, autor ou assunto, certo? Da mesma forma, na Biblioteca de Anúncios do Facebook, você pode procurar anúncios por palavras-chave, nome da empresa ou até mesmo pelo nome da pessoa ou marca que está anunciando.
O objetivo da biblioteca de anúncios é tornar os anúncios mais transparentes. Isso significa que qualquer pessoa pode ver quais anúncios as empresas estão veiculando no Facebook e no Instagram,
Além disso, para anúncios de cunho político, é possível verificar detalhes avançados, como por exemplo: quem está financiando a campanha e qual o valor gasto.
Como ver os anúncios de uma página no Facebook?
Ver os anúncios de uma página no Facebook através da biblioteca de anúncios é muito mais fácil do que você imagina. Veja como funciona:
1. Acesse a biblioteca de anúncios do Facebook: Abra seu navegador e vá para o site da Biblioteca de Anúncios do Facebook.
2. Pesquise a página: No campo de pesquisa da biblioteca de anúncios, digite o nome da página cujos anúncios você deseja visualizar e pressione “Enter”.
3. Explore os anúncios: Após pressionar “ Enter”, você verá todos os anúncios ativos que a página está veiculando, bem como, os anúncios que se encontram inativos.
4. Veja os detalhes dos anúncios: Clique em qualquer anúncio para ver mais detalhes, como o texto do anúncio, imagens ou vídeos utilizados, data de início e fim.
E pronto! Agora você sabe como ver os anúncios de uma página no Facebook através da biblioteca de anúncios.
Como funciona a Biblioteca de Anúncios?
A biblioteca de anúncios do Facebook é um repositório público de anúncios veiculados na no Facebook e Instagram. Veja os principais pontos sobre o seu funcionamento:
- Pesquisa: Os usuários podem pesquisar anúncios por uma variedade de critérios, incluindo nome da página, termos ou frases usadas no anúncio e até mesmo pelo nome do anunciante.
- Detalhes do anúncio: Cada anúncio listado na biblioteca de anúncios vem com uma série de informações detalhadas, incluindo o texto do anúncio, imagens ou vídeos utilizados, data de início e fim.
- Análise de anúncios políticos: A plataforma oferece recursos específicos para análise de anúncios políticos, incluindo informações sobre quem está pagando pelo anúncio e o valor investido.
Sem dúvida alguma, estamos falando de uma ferramenta que pode ser uma poderosa aliada de empreendedores que desejam monitorar a estratégia de anúncios dos seus concorrentes e com base nelas obter insights.
Categoria de Pesquisas na Biblioteca
Ao acessar a biblioteca de anúncios do Facebook, você observará que a mesma está dividida em duas categorias, sendo elas:
Todos os anúncios:
- Esta categoria permite aos usuários visualizarem todos os anúncios ativos veiculados no Facebook e no Instagram, independentemente do seu propósito ou categoria.
- Os usuários podem explorar uma ampla variedade de anúncios de empresas, marcas e indivíduos.
- Dentro dessa categoria, os usuários podem pesquisar por palavras-chave, nome da empresa ou marca, nome do anunciante e outros critérios para encontrar anúncios específicos.
Eleições ou política:
- Esta categoria é especificamente dedicada a anúncios relacionados a eleições, política e questões sociais.
- Nessa categoria você vai encontrar anúncios de candidatos políticos, partidos e outras campanhas relacionadas a questões sociais e políticas.
- Os usuários podem visualizar anúncios relacionados a eleições passadas e atuais, bem como ver quem está pagando pelos anúncios e o valor investido.
Como fazer a pesquisa passo a passo na biblioteca de anúncios do Facebook
Após apresentar uma série de informações importantes, vamos apresentar um passo a passo completo e com imagens, para que você acesse a biblioteca e pesquise anúncios com facilidade. Vale a pena conferir!
1. Acesse a biblioteca de anúncios
Abra o seu navegador e vá para o site da Biblioteca de Anúncios do Facebook.
2. Faça uma pesquisa
Na página inicial da Biblioteca de Anúncios, informe o nome de um anunciante ou uma palavra-chave relevante para os seus objetivos de negócio e clique em “Enter”.
3. Refine a pesquisa
Após digitar as palavras-chave, você pode refinar a sua pesquisa usando os filtros disponíveis. Você pode filtrar por país, plataforma, tipo de anúncio, e muito mais.
4. Explore os resultados
Explore os anúncios que aparecem nos resultados da pesquisa e clique sobre as opções desejadas para ver mais detalhes, como texto do anúncio, imagens ou vídeos utilizados, data de início e fim.
Com base nas estratégias de anúncios utilizadas pelos seus concorrentes, você pode pensar em como elaborar os seus próprios anúncios.
Como visualizar todos os anúncios ativos de uma conta?
Para visualizar todos os anúncios ativos de uma conta, siga as seguintes orientações:
- Na barra de pesquisa da biblioteca de anúncios, informe o nome do anunciante, como por exemplo “HostGator“;
- Em “Filtros”, clique em “Status online” e marque a opção “Anúncios ativos”;
- Por fim, clique em “Aplicar filtros”.
Para anúncios com temas sociais, sobre políticas e eleições
Por sua vez, para visualizar anúncios com temas sociais, políticas e eleições, faça o seguinte:
- Acesse a biblioteca de anúncios do Facebook;
- Em “Selecionar categoria do anúncio”, clique em “Temas, eleições ou política”.
- Informe o nome do anunciante e clique em “Enter”;
Nessa categoria, além de visualizar os anúncios, é possível verificar o valor gasto nos anúncios e as regiões onde foram exibidos.
Quais são os benefícios em utilizar a biblioteca de anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios do Facebook oferece uma série de benefícios para os profissionais de marketing e anunciantes, dentre os quais, podemos destacar:
Melhora o planejamento e a criação dos anúncios
Ao acessar a biblioteca, você poderá analisar uma variedade de anúncios de diferentes empresas, incluindo seus concorrentes.
Por sua vez, com base nessa análise, será possível obter insights valiosos sobre as estratégias de publicidade que estão funcionando e como os concorrentes estão se posicionando.
Com essas informações, é possível melhorar o planejamento e criar anúncios mais eficientes, identificando tendências e melhores práticas do mercado.
Compreende o posicionamento e comunicação da concorrência
Ao examinar os anúncios dos concorrentes, os empreendedores podem entender melhor como eles estão se posicionando no mercado e se comunicando com seu público-alvo.
Na prática, isso ajuda a identificar lacunas na estratégia de marketing e oportunidades para diferenciar sua própria marca.
Refina o seu copywriting através de inspirações
A biblioteca de anúncios é uma fonte rica de inspiração para quem busca aprimorar suas habilidades de copywriting.
Ao examinar os textos dos anúncios, é possível aprender novas técnicas de copy, descobrir novas maneiras de chamar a atenção do público-alvo e aprimorar sua própria habilidade de criar mensagens persuasivas.
Como otimizar as suas campanhas com a biblioteca do Facebook?
Para fechar este conteúdo com chave de ouro, confira algumas dicas para otimizar suas campanhas com a biblioteca do Facebook:
- Estude anúncios de sucesso: analise os anúncios de sucesso na Biblioteca para entender o que os torna eficazes e aplique essas aprendizagens em suas próprias campanhas.
- Teste novas ideias criativas: use a inspiração dos anúncios na biblioteca para testar novas ideias criativas em suas campanhas.
- Acompanhe as tendências do mercado: fique de olho nos tipos de anúncios e tópicos que estão se destacando e ajuste suas estratégias de acordo com as tendências.
Conclusão
Não tenha dúvidas, a biblioteca de anúncios do Facebook é uma ferramenta que vale ouro para quem deseja monitorar a concorrência, e desenvolver estratégias de anúncios de alta conversão.
Confira outros artigos sobre o assunto que podem auxiliar você:
- Facebook Business: o que é como usá-lo?
- Gerenciador de anúncios do Facebook: dicas de como usá-lo
- Como configurar o pixel do Facebook no WordPress
Se você gostou das dicas e informações que apresentamos ao longo deste artigo, se inscreva em nossa newsletter para mais novidades!