Veja aqui qual é o conceito de B2C, as suas diferenças para o B2B e aprenda a definir objetivos estratégicos com foco na melhoria das vendas.
Com certeza você já deve ter ouvido a famosa frase “propaganda é a alma do negócio”, certo? Ela é repetida nos quatro cantos do mundo pelo simples fato de que é a mais pura verdade. Só que para a propaganda ter o efeito desejado, é importante conhecer o seu público-alvo.
Vamos começar com uma pergunta: você sabe o que é uma venda B2C e quais são as suas principais características?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as empresas não se diferenciam apenas pela atuação no mercado, pelo porte e tipos de produtos e serviços oferecidos. O público-alvo de uma instituição também tem um papel predominante na dinâmica dos processos e estratégias, por isso fazer pesquisas de mercado é essencial.
Aqui nesse artigo você vai descobrir o que é B2C e como a alta concorrência desse modelo exige dedicação para atrair, encantar e fidelizar mais clientes. Além de dicas para melhorar as vendas e impulsionar o seu faturamento. Aproveite a leitura e descubra o que difere na prática o modelo B2B do B2C. Vem com a gente!
O que é B2C?
Por desconhecer o termo, você pode achar que não sabe ou não entende, mas com certeza está bem familiarizado com ele e já até adota essa prática.
B2C (que se lê B-tio-C) significa business-to-consumer. Traduzindo para nossa língua, “da empresa para o consumidor”. Ou seja, nada mais é que uma transação comercial entre uma empresa e um cliente individual, considerado consumidor final.
Quer um exemplo para entender melhor? O supermercado que você faz compras, a loja de sapato ou de roupa que você gosta, o salão de beleza que frequenta… Todos esses são exemplos de negócios que focam suas vendas (seja produto ou serviço) diretamente para os clientes, que chamamos de consumidores finais.
Dessa forma, B2C é o termo utilizado para descrever um modelo de negócio em que uma empresa vende seu produto ou serviço para o cliente, pessoa física.
Qual é a diferença entre B2B e B2C?
Além do B2C, existe outro modelo de negócio, chamado de B2B (que se lê B-tio-B). Se o primeiro é voltado para o consumidor final, o B2B envolve empresas que oferecem produtos e serviços para outra empresa. Por isso o nome Business to Business”, ou seja, “Negócio para Negócio”.
Então, o que difere na prática o modelo B2C do B2B é o público alvo que se deseja atingir. Veja as particularidades de cada mercado:
B2C | B2B |
É bastante heterogêneo e disperso | É mais segmentado e seleto, normalmente de um nicho específico |
Possui maior volume de operações | Menor volume de operações |
As vendas são individuais (para diferentes pessoas), com ticket médio baixo | Cada venda efetuada representa um alto ticket médio |
O lucro vem do volume das vendas e não de vendas individuais | O lucro vem de ótimas vendas individuais |
Não há um padrão de compra | Possui um padrão de compra já que as empresas se planejam para fazer as aquisições periodicamente |
Dessa forma, é mais fácil entender a diferença de público consumidor, não é mesmo? Enquanto no B2C as vendas ocorrem frequentemente pelo impulso e consumo imediato, no B2B existe um planejamento de compras, um controle de estoque que dita o volume e os produtos/serviços que a empresa precisa comprar.
Públicos diferentes exigem abordagens diferenciadas?
Essa contraposição da forma de consumo entre os públicos influencia diretamente em diversos aspectos da empresa. Por exemplo, a forma de se fazer a comunicação e o marketing é totalmente diferente.
Afinal, um anúncio que impacta uma empresa dificilmente vai impactar você, consumidor final, concorda? ?
Você quer um conteúdo que desperte o seu interesse e curiosidade, além de fazer ter vontade de realizar a compra. Já uma empresa vai se atentar em detalhes mais técnicos, eficiência e experiência.
Por isso, é fundamental definir corretamente o público e adotar estratégias específicas para cada tipo de cliente.
Pode acontecer de uma empresa se inserir nas duas modalidades de negócio. Nesses casos, permanece a necessidade de criar estratégias distintas para cada público e situação.
Como traçar estratégias para o B2C?
Como já adiantamos no tópico anterior, é preciso trabalhar as particularidades do seu público para alavancar as vendas.
O consumidor final precisa de conteúdos mais focados no dia a dia. Ou seja, como aquilo vai solucionar o seu problema? Qual a proposta de valor agregado no produto ou serviço? Além, claro, de informações mais diretas, como promoções, estética (cor, tamanho) e por aí vai.
Aliás, sabia que uma carga emocional pode ser particularmente eficaz nas estratégias B2C? Por isso, é importante fazer uma boa construção da marca e adotar técnicas de marketing direcionadas. ?
Quando pensamos nessas estratégias é recomendado começar pela análise de mercado e de clientes.
Também é bom definir os objetivos, criar a buyer persona (que é a personificação do público-alvo), escolher os canais de marketing mais adequados para o público e definir o funil de vendas.
Sobre os objetivos, quais você acha que são os principais desafios do B2C? A gente pode destacar aqui gerar leads, construir consciência de marca, impulsionar vendas, estimular o engajamento e aumentar a fidelização dos clientes.
Esses objetivos podem ser alcançados por meio de diferentes canais e estratégicas. Veja algumas dicas para impulsionar o seu marketing B2C.
Tenha um suporte aberto
Quem lida diretamente com o consumidor final enfrenta grandes desafios no dia a dia. Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e as redes sociais facilitaram o contato com a empresa.
Consequentemente, a comunicação é muito mais rápida, estimulando feedbacks instantâneos, que podem ser bons ou ruins.
Diante desse cenário, é muito importante disponibilizar um canal aberto para que o cliente possa entrar em contato ou mesmo tirar suas dúvidas por ali mesmo. Mas olha, é preciso que esse canal seja realmente eficiente!
Experiências ruins podem gerar clientes que fogem da marca. Então, priorize um suporte adequado, transparente e fácil para evitar descontentamentos e prejuízos nas vendas.
Conheça o seu cliente
A base de qualquer negócio é o cliente. E se você não o conhece, como vai conseguir encantá-lo e convencê-lo a adquirir seu produto ou serviço? Pois é, fica difícil, né?
Por isso, as estratégias de marketing e de atendimento devem ser pautadas nas necessidades e expectativas do público que você quer alcançar.
Isso significa que você deve entender a fundo o comportamento do seu público, saber os seus gostos, angústias, necessidades e qualquer características que te ajude a traçar estratégias para encantá-lo.
O relacionamento que você vai ter com seu cliente é determinante para torná-lo um propagador da sua marca. A satisfação é um ponto muito positivo para que os clientes se fidelizem e indiquem o serviço que você oferece. Acho que deu para entender a dica de ouro aqui: direcionar os esforços para os clientes é o grande segredo para as empresas.
Tenha uma boa estratégia de marketing
Se você já tem um canal de relacionamento eficiente e conhece muito bem o seu cliente, então está pronto para pensar estrategicamente.
Você sempre vai ter à disposição canais de divulgação mais tradicionais, como panfletos, o próprio ponto de venda, o boca a boca e a propaganda paga.
Porém, não se esqueça que o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e continua em constante alteração.
Hoje, as lojas virtuais e até mesmo as redes sociais, como o Instagram que permite a venda direta pela plataforma, são importantes ferramentas de conversão. Por isso, seja qual for a sua estratégia, ela precisa ter um ponto de atenção redobrado para os canais digitais.
E nesses canais é importante pensar em abordagens menos invasivas, por isso aposte nas boas práticas do marketing digital e ofereça materiais que tenham sentido para o público.
O ponto que você deve sempre ter em mente no modelo B2C é oferecer a melhor experiência ao seu cliente, favorecendo a fidelização e satisfação.
Utilize as redes sociais
Quando você quer saber informações sobre uma marca ou loja, onde você pesquisa? Muitas pessoas já recorrem primeiramente às redes sociais para fazer essa busca, antes mesmo de ir no Google.
Por isso, um dos principais objetivos (que também é um desafio) do mercado B2C é alcançar e engajar os clientes nas redes sociais.
A transformação digital já aconteceu e a realidade hoje é que as pessoas estão cada vez mais conectadas no universo digital, consumindo informação, conteúdo e entretenimento de forma on-line.
Então, como não estar presente nesses canais?
Além de ser importante para estar mais próximo do consumidor, as redes sociais facilitam o contato direto e estreito com esse público. Então, mostre que está antenado e se faça presente de forma ativa e interessante. E vamos destacar o interessante!
Assim como sua empresa, tem diversas outras companhias com uma presença ativa nas redes sociais. Sim, é uma concorrência bem acirrada.
E para se destacar nessa imensidão, você precisa oferecer algo útil. Ou seja, esse é o momento de pegar todas as dicas anteriores e colocar em prática.
Uma vez que você já tem um canal bem estabelecido de comunicação direta e conhece bem seu público, consegue colocar em prática o marketing digital nas redes sociais, sobretudo o marketing de conteúdo para abordar assuntos que são relevantes, interessantes, atraentes e úteis.
Quais são os modelos de negócio B2C?
Até aqui falamos bastante sobre o modelo B2C se diferenciar pela venda ao consumidor final. Entretanto, dentro desse modelo também existem categorias diferentes de vendas, e essa diferenciação vai determinar a abordagem comercial.
Veja a seguir quais são esses modelos e como se comportar em cada um deles.
Venda direta
Esse é o tipo mais tradicional de vendas e no qual se enquadram grande parte dos sites e e-commerce B2C. Nessa categoria, os clientes realizam as suas compras diretamente no site da empresa.
Revenda
Diferente do modelo anterior, aqui as vendas que acontecem não são de produtos próprios, mas sim de terceiros.
Funciona assim: uma empresa compra mercadorias (seja roupa, eletrodomésticos, bebidas ou qualquer outro produto) em alta quantidade e coloca para vender em seu estabelecimento ou site.
Então, ao realizar sua compra em determinada loja você está, na verdade, adquirindo um produto de uma marca terceira.
Conseguiu identificar aí alguma loja que trabalha com revenda? Isso é muito comum em lojas de departamento.
Marketplace
Com método um pouco parecido com o anterior, o conceito de marketplace ganhou força com o boom de empresas como Mercado Livre, Amazon, Americanas, entre outras.
Esses sites são versões online de magazines que vendem produtos de diferentes empresas e marcas. Na próxima vez que for comprar em um desses sites, observe que a mesma mercadoria está sendo vendida e entregue por empresas diferentes.
O marketplace, então, atua como um grande centro comercial virtual no qual diversas lojas oferecem seus produtos.
B2C de publicidade
Aqui, não estamos falando de um de e-commerce como o modelo acima. O B2C de publicidade engloba sites que oferecem conteúdo gratuito com o objetivo de atrair visitantes que se deparam com anúncios digitais de produtos e serviços de terceiros.
B2C de comunidade
O exemplo que vai facilitar o entendimento dessa categoria é o Facebook. A rede social oferece em seus grupos online a possibilidade de os vendedores promoverem seus produtos e serviços diretamente aos participantes, com base em interesses compartilhados.
Para isso, a plataforma utiliza dados de diversas naturezas para segmentar os anúncios, com o intuito de obter melhores resultados.
Conclusão
Então, aqui passamos pelo conceito do que é B2C e o que difere na prática o modelo B2C do B2B.
Você já sabe que o business-to-consumer têm estratégias voltadas para o público final e que o marketing deve passar, primordialmente, pela experiência do usuário, colocando-o sempre em destaque.
Mas isso não é desviar o foco do seu produto ou serviço? Não! Muito pelo contrário. O marketing no ambiente digital tem uma característica muito marcante de não ser invasivo.
Dessa forma, o ideal é oferecer conteúdos e materiais relevantes que façam, de fato, diferença, no dia a dia do seu público alvo. Seja na sua loja física, no seu site ou nas redes sociais, a atuação B2C vai sempre ter o cliente como peça central.
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