Entenda o que é automação de marketing, como usar essa estratégia em sua empresa e conheça 6 ferramentas de automação de marketing.
Se você quer saber o que é automação de marketing, possivelmente andou pesquisando como aumentar o tráfego ou as vendas em seu site/blog e encontrou essa expressão.
A automação de marketing é hoje uma das melhores estratégias para geração de leads e engajamento de clientes, e neste post você vai entender o que é automação de marketing, como implantá-la em seu negócio e quais as melhores ferramentas de análise disponíveis no mercado.
O que é automação de marketing, afinal?
Automação de marketing, automatização de marketing ou ainda marketing automatizado é uma estratégia de marketing digital baseada na segmentação de público-alvo e no envio de conteúdo extremamente relevante para esses segmentos, visando conduzir leads através do funil de vendas até a conversão de uma compra.
Para isso, são usadas técnicas de SEO, marketing de conteúdo, inbound marketing e ferramentas de automação de marketing.
Como implantar automação de marketing em sua empresa em 6 passos
- Use de técnicas de SEO para descobrir quais palavras-chave e veja as mais usadas por seu público-alvo nos mecanismos de busca;
- Crie conteúdos em blogs e outras mídias sociais baseados nessas palavras-chave;
- Desenvolva materiais ricos com esse conteúdo mais aprofundado, como e-books, infográfico, webinars e outros;
- Inclua links para baixar esses conteúdos ricos nos posts e outras publicações online produzidas;
- Crie landing pages com formulários para captação de informações dos leads que são direcionados para elas por meio dos links citados acima;
- Envie e-mail marketing segmentado e com conteúdo de relevante interesse aos leads, com o objetivo de levá-los, pouco a pouco, à conversão de uma venda.
Quais são as vantagens da automação de marketing?
Trabalhar com automação de marketing pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, especialmente no que diz respeito à gestão de tempo e eficiência das ações.
Somado a isso, também é possível citar os seguintes aspectos:
- Escalabilidade no negócio;
- Eficiência no funil de vendas;
- Aumento de produtividade;
- Diminuição nas possibilidades de falhas;
- Aumento do ticket médio;
- Redução do CAC;
- Maior retenção de clientes;
- Possibilidade de monitorar todo o funil.
Dessa forma, a adoção desse processo no dia a dia da sua empresa só vai trazer benefícios; por isso, vale a pena analisar a possibilidade de implementar essa estratégia quanto antes.
As 6 melhores ferramentas de automação de marketing
Agora que você já sabe como implementar a automação de marketing, que tal conhecer algumas das melhores ferramentas de marketing automatizado?
1. RD Station
Não tem como falar de ferramentas de automação de marketing no Brasil sem citar a pioneira RD Station. Ela se posiciona como a ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de marketing digital.
Saiba mais sobre ela neste vídeo:
2. Mailchimp
A ferramenta gratuita de disparo de e-mail marketing mais popular do planeta evoluiu. O Mailchimp é agora uma completa ferramenta de automação de marketing que não deixa nada a desejar em relação a seus concorrentes.
O Mailchimp conta com templates de e-mail marketing e de landing pages, teste A/B, segmentação poderosa e muito mais.
3. LAHAR
Escolhida como a melhor ferramenta de marketing digital de 2019, a LAHAR vai além do tradicional envio de e-mail marketing e inclui canais como SMS em sua automação de marketing.
A LAHAR também conta com ferramentas para a escolha das palavras-chave, o que agiliza muito o processo de marketing automatizado.
4. Mautic
Que tal usar uma ferramenta de automação de marketing open source gratuita? O Mautic é essa ferramenta!
Com diversas funcionalidades e plugins, o Mautic é muito usado por empresas que querem personalizar ao máximo seus contatos com os clientes.
Apesar de gratuita, é preciso muito conhecimento e horas de programação para usar todas as suas funcionalidades.
5. Leadlovers
Outro player nacional, assim como RD e LAHAR, a Leadlovers foca no uso de interfaces do tipo “arrasta e solta” para criar desde suas páginas na internet e sequências de e-mails até cursos EAD (ensino a distância).
6. E-goi
Para fechar nossa lista de ferramentas de automação de marketing, uma empresa portuguesa.
A E-goi tem diversas funcionalidades bastante desenvolvidas, como automação de marketing multicanal, tracking de e-commerce e até torpedos de voz interativos.
Se já não bastassem todas essas vantagens, o fato de ser em português também conta a favor da E-goi!
Como deixar a automação de marketing ainda mais automatizada?
A Pluga é uma empresa especializada em integrar as diferentes ferramentas online que você usa no dia a dia para ter mais produtividade.
Para isso, cria automatizações prontas, que você configura em menos de 2 minutos. Assim, pode usar sua ferramenta de automação de marketing trocando informações com seu meio de pagamento, planilhas online, Slack, CRM e muito mais.
- Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.