Descubra o que é ASO – App Store Optimization e como essa estratégia é fundamental para que seu aplicativo faça sucesso nas Apps Stores como Google Play e a App Store da Apple.
Você e a sua empresa já possuem ou estão pensando em desenvolver um aplicativo mobile para ampliar ainda mais o alcance dos seus produtos ou serviços? Então certamente vocês precisarão saber o que é ASO, sigla para App Store Optimization.
Como o próprio nome sugere, o ASO é uma espécie de SEO para aplicativos de celular. Ou seja: ele é fundamental para que o seu app ganhe destaque entre as inúmeras opções que compõem as lojas de aplicativos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue com a gente.
Ao longo deste post, explicaremos tudo sobre a importância do ASO, como ele funciona e quais técnicas são necessárias para levar o seu aplicativo ao topo.
Conteúdo
O que é ASO (App Store Optimization)?
O App Store Optimization, ou apenas ASO, é um conjunto de técnicas que visam otimizar os aplicativos para que eles ganhem destaque orgânico dentro de lojas como a Google Play Store ou a App Store.
Se essa descrição lhe pareceu familiar, não é por acaso. O ASO funciona mais ou menos como as técnicas de SEO, que tem como objetivo manter os sites bem posicionados nos mecanismos de busca da web. É por isso que o ASO é bastante conhecido como SEO para aplicativos.
Estar alinhado com as técnicas de ASO permitirá que o seu aplicativo seja encontrado com mais facilidade, por meio de palavras-chaves otimizadas. Na prática, isso garantirá o melhor alcance da sua solução e, consequentemente, mais lucratividade para a sua empresa.
Agora que você já sabe o que é ASO, vamos falar um pouco sobre as principais diferenças entre ele e o SEO?
ASO x SEO
Como dissemos anteriormente, tanto o ASO quanto o SEO têm como objetivo a otimização de conteúdos, porém, com foco em canais diferentes. Enquanto o SEO faz com que seu site seja mais bem ranqueado nos mecanismos de buscas, como o Google, o ASO é focado na otimização para lojas de aplicativos.
Em ambos os casos, a definição de palavras-chaves será importantíssima para o sucesso da estratégia. No entanto, você deverá compreender que o usuário terá um comportamento diferente ao realizar uma pesquisa no Google e ao procurar por um aplicativo na Google Play Store ou na App Store, que são as principais lojas do mercado.
Por exemplo: no Google, os usuários tendem a usar sentenças mais longas, especialmente porque a plataforma também é utilizada para buscas informativas.
Já nas lojas de app, o usuário já estará focado em um tipo específico de solução. Por isso, as buscas neste canal possuem uma média de até três palavras.
Outra diferença significativa entre ASO e SEO diz respeito aos aspectos de otimização que são considerados em cada caso:
Enquanto o ASO considera a otimização de campos gráficos, avaliações e posição na categoria, o SEO está relacionado ao aprimoramento da estrutura do site, velocidade de carregamento das páginas, links de entradas, entre outros fatores.
Para além das diferenças, é importante lembrar que ambas as técnicas podem caminhar juntas, apoiando uma à outra. Isso significa que as palavras-chaves utilizadas nas estratégias de SEO, por exemplo, também podem ser aproveitadas nas estratégias de ASO.
Outro ponto em comum são os backlinks, ou seja, hiperlinks de outras páginas que direcionam o leitor para o seu site, conteúdo ou aplicativo.
Assim como acontece com o SEO, quanto mais backlinks direcionando para o seu app existirem, mais relevância ele terá para os algoritmos.
Como funciona o ASO?
Até aqui, você pôde entender o que é ASO e algumas características deste conjunto de técnicas, certo? Agora, chegou a vez de conhecer mais sobre o funcionamento desta estratégia.
Quando falamos sobre requisitos de estrutura, a primeira coisa que você deve lembrar é que a escolha das palavras-chaves certas fará toda a diferença.
Mas vale um lembrete: elas são avaliadas de formas diferentes pela Google Play Store e pela Apple App Store. Logo, se o seu aplicativo estiver em ambas as lojas, você deverá estar ainda mais atento aos detalhes.
Assim como o buscador do Google, o Google Play Store leva todos os elementos textuais em consideração e, consequentemente, o uso mais estratégico das palavras-chaves. Já a AppStore da Apple disponibiliza um campo específico para que as palavras-chaves sejam adicionadas.
Adiante, listamos os principais fatores de posicionamento do ASO para facilitar a sua compreensão sobre o assunto. Vale a pena colocar no seu bloco de notas, viu?
Fatores de posicionamento para ASO
- Título e descrição do app;
- Fotos e vídeos que despertem a curiosidade dos usuários, incluindo a escolha do logotipo;
- Bom uso de palavras-chave;
- Classificação (nota) e avaliações;
- Backlinks (explicado acima);
- Número de atualizações;
- Quantidade de downloads realizados;
- Engajamento.
Como utilizar o ASO no seu aplicativo?
Como você viu acima, existem diferentes aspectos que impactam no sucesso do seu aplicativo, influenciando a forma como ele será recebido pelos usuários. Para ter um produto otimizado para as lojas de app, você deverá estar atento a eles e se manter atualizado sobre todas as novidades nesta frente.
Criar um nome e logo de impacto para o seu app é apenas a primeira etapa desta jornada. Por isso, o mais indicado é que você estabeleça uma boa estratégia de otimização desde o início, com foco na persona da sua empresa.
Ao canalizar os seus esforços em melhorar os fatores de posicionamento que listamos ao longo deste post, você certamente colherá bons frutos.
Existem, inclusive, algumas ferramentas que podem te ajudar nesta jornada. Esse é o caso do Search Man, uma solução específica para ASO que permite que você descubra as melhores palavras-chaves para o seu app, com base em dados.
Outra boa opção é o Flurry Analytics, uma plataforma de análise do desempenho geral dos apps, que favorece a adoção de melhorias.
A importância do ASO
Caso você ainda esteja se perguntando por que adotar uma estratégia de ASO para o seu aplicativo agora mesmo, que tal relembrarmos a importância das práticas de otimização?
As técnicas de ASO atuam em três frentes principais:
- Trazendo mais visibilidade para o app;
- Ampliando o reconhecimento do seu negócio;
- Aumentando as taxas de downloads do seu produto.
Ou seja: um trabalho bem feito de otimização significa maior probabilidade de seu aplicativo aparecer em uma posição de destaque nos resultados de busca das Apps Stores. Com esse aumento de visibilidade, mais downloads você deverá receber.
Conclusão
Em um cenário no qual o mobile vem ganhando cada vez mais importância, contar com um aplicativo totalmente otimizado fará toda a diferença para alavancar o sucesso do seu negócio.
Lembre-se: da definição das palavras-chaves do app até o desenvolvimento do título, logo e descrição da solução, a atenção aos detalhes será fundamental.
A boa notícia é que, ao colocar em prática as dicas apresentadas neste post, você já estará mais preparado para executar um bom trabalho na otimização do seu produto.
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Até mais!