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Descubra como fazer backup do Plesk e armazená-lo no Google Drive para garantir a segurança dos seus dados. Tempo estimado de solução: 4min

No mundo digital atual, a segurança e o armazenamento eficiente dos dados são de suma importância. Para usuários do painel de controle Plesk, a necessidade de fazer backup regularmente de seus arquivos e bancos de dados é crucial. Uma solução confiável e prática para armazenar esses backups é o Google Drive. Neste artigo, exploraremos como realizar o armazenamento dos backups do Plesk diretamente no Google Drive, garantindo a proteção dos dados e a facilidade de acesso a eles. Vamos lá?

Ativando o Google Drive no Plesk

Para podermos configurar o backup do servidor para ser armazenado no Google Drive, primeiro precisamos realizar a ativação do Google Drive no Plesk.

  1. Acesse o Plesk do seu servidor.
  2. Em seguida, busque por Google Drive Backup.
Google Drive Backup no Plesk
  1. Em seguida clique em Pegue de graça para ativar a extensão do Google Drive Backup.
Pegue de Graça extensão do Drive
  1. Pronto! Agora que seu Google Drive está ativo vamos configurar uma rotina de backup para seu servidor.

Como armazenar backup do Plesk no Google Drive

  1. No Plesk, busque por Gerenciador de Backup.
Gerenciador de Backup Plesk
  1. Acesse a aba Configurações de Armazenamento Remoto.
Configurações de Armazenamento remoto plesk
  1. Acesse a opção Google Drive Backup.
Google Drive Backup
  1. Deixe selecionado seu tipo de Google Drive e clique em Save.
Drive pessoal google drive
  1. Faça login com a conta cujo Google Drive você utilizará para armazenar seus backups.
Login com conta do Google
  1. Clique em Permitir para autorizar o uso Plesk no seu Google Drive.
Permitir plesk no Google Drive
  1. Em seguida, clique no link abaixo da mensagem.
Autenticação do Google Drive
  1. Aqui você pode configurar algumas personalizações sobre o armazenamento de backup no Google Drive:
    • Caminho: nesse campo você indica qual diretório dentro do Google Drive será armazenado os seus backups do Plesk.
  2. Por fim clique em OK.
Configurações do armazenamento do backup plesk no Google Drive
  1. Agora que seu Google Drive já está pronto para receber o Backup, você pode gerar backups e armazenar lá. Acesse o Gerenciador de backup > Fazer backup.
Fazer Backup plesk
  1. Agora quando você for efetuar um backup, no campo “Armazenar em“, selecione Google Drive.
Armazenar em Google Drive
  1. Pronto! Agora você pode utilizar o armazenamento em nuvem do Google Drive para armazenar backups do seu servidor dedicado Windows.

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu como armazenar um backup do Plesk no Google Drive

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

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  • Como armazenar backup do Plesk no Google Drive

  • Considerações Finais

Tags:

  • CodeGuard
  • Servidor Dedicado Windows

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

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