Não importa se a sua empresa tem centenas de funcionários ou está começando agora, fazer uma análise SWOT vai ajudar a ter mais clareza e segurança na tomada de decisão.
Além de ajudar também no reconhecimento do cenário que sua empresa atua, num melhor conhecimento da concorrência e no planejamento de alternativas de ação. Nesse artigo vamos te explicar o que é e como fazer uma análise SWOT para o seu negócio.
O que é uma análise SWOT
A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de planejamento que ajuda na tomada de decisões. A sigla SWOT é a abreviação de das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats que em português significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A análise permite fazer um diagnóstico preciso da situação da empresa e dos ambientes ao redor, ajudando assim a diminuir riscos e aproveitar oportunidades.
As palavras forças e fraquezas são relacionadas à análise interna da empresa. Já as ameaças e oportunidades estão relacionadas ao ambiente externo como análise da concorrência, fornecedores e também o ambiente político, econômico, social e cultural.
Por que uma análise SWOT é importante para o seu plano de negócios?
Se o Plano de Negócios é o mapa que guia onde a sua empresa quer chegar, a análise SWOT seria a bússola que você precisa consultar de tempos em tempos para conferir se as coisas estão indo na direção certa.
Por isso, saiba que fazer uma análise SWOT, a cada trimestre ou semestre, vai ajudar a sua empresa se manter nos trilhos e também a corrigir possíveis desvios de rota. Isso é fundamental para aumentar as vendas e evitar perdas de clientes.
Passo a passo de como fazer uma análise SWOT
A melhor forma de descobrir como fazer uma análise SWOT é praticando.
Comece convidando sua equipe para uma reunião animada. Ouvir diversas opiniões ajuda a gerar mais ideias e faz com que todos se sintam envolvidos. Saiba conduzir bem o diálogo deixando as pessoas bem à vontade para expressarem o que pensam.
Veja abaixo o passo a passo do que você precisa discutir para fazer a análise SWOT da sua empresa:
- Analise os pontos fortes
- Analise os pontos fracos
- Analise as oportunidades
- Analise as ameaças
- Faça um plano baseado nas conclusões
1 – Analise os pontos fortes
Pontos fortes são coisas que sua empresa já está fazendo bem. Quando você foca no que está indo bem, você consegue melhorar ainda mais com pouco esforço.
- Em que sua empresa é realmente superior à concorrência?
- Quais atividades vocês realizam melhor?
- Quais as suas maiores vantagens competitivas?
- O que atrai os clientes?
- Sua empresa tem um site adequado para seu negócio?
2 – Analise as fraquezas
Essas são as partes que precisam ser melhoradas. Por mais delicado que seja falar sobre pontos fracos, essa parte é muito importante para que erros sejam eliminados e desvios corrigidos antes de causarem maiores prejuízos para a empresa.
- Em que a empresa pode melhorar?
- Do que os clientes geralmente reclamam?
- A empresa tem um site responsivo?
- A empresa está perdendo funcionários?
3 – Análise das oportunidades
Quem reconhece as oportunidades primeiro sai na frente em relação à concorrência. Esteja atento e não deixe de aproveitar as que fazem mais sentido para o seu negócio.
- Quais são os próximos eventos ou feiras que podem ser aproveitados?
- Existe algum fornecedor mais barato ou uma forma de eliminar intermediários?
- É possível diminuir gastos com aluguel utilizando home office?
- Como começar ou expandir as vendas online?
4 – Analise as ameaças
Mesmo vindo por último na análise SWOT, as ameaças muitas vezes merecem ser abordadas em primeiro lugar. Pois, dependendo do problema, elas podem tomar proporções maiores e causar ainda mais danos à empresa. Veja alguns exemplos de ameaças:
- O cliente está insatisfeito com algum produto ou serviço?
- Os preços estão subindo e os clientes estão procurando alternativas?
- Alguma nova lei está interferindo no mercado?
- Novas tecnologias pode estar tornando o produto obsoleto?
- Os clientes têm perdido interesse nos seus serviços?
5 – Faça um plano de ação baseado nas conclusões
Pronto! Agora que você viu exemplos de análise SWOT, você já consegue definir os pontos mais importantes que afetam o sucesso da sua empresa. Agora para qualquer ação você vai ter uma visão clara para desenvolver a melhor estratégia. Veja mais algumas últimas dicas:
- Lembre-se de ouvir a opinião de outras pessoas sobre a sua análise SWOT.
- Desenvolva novas ideias para o seu Plano de Negócio, se você é uma nova empresa.
- Coloque todo mundo na mesma sintonia comunicando as novas diretrizes.
- Priorize quais pontos serão postos em ação em primeiro lugar.
- Escolha as pessoas que ficarão encarregadas por cada etapa do projeto e mãos à obra.