Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja algumas alternativas do Google Forms para criar seus formulários de pesquisa de maneira rápida e sem complicação.

É indiscutível que os formulários tornaram-se ferramentas indispensáveis para diversos tipos de necessidades nos dias atuais. Com eles, você pode desenvolver pesquisas de mercado, elaborar testes para nivelamento de conhecimento, entre outras coisas. 

Nesse sentido, o Google Forms é muito utilizado por seu caráter simples e altamente funcional, além de ser gratuito. Contudo, pode ser que para determinadas necessidades, você precise de alternativas à ele. 

Vamos entender mais sobre os formulários do Google e dar 8 dicas alternativas ao Google Forms. Seja qual for a opção, ela certamente vai ajudar você a aprimorar ainda mais seus testes e pesquisas. Continue lendo!

O que é o Google Forms?

O Google Forms é uma ferramenta de formulário online super prático e eficiente do Google. Nele você pode desenvolver diversas estratégias de pesquisa, coleta de dados, feedbacks, seleção de candidatos, solicitação de acessos, entre muitas outras. 

O Google disponibiliza diversos modelos de formulários para diversos objetivos diferentes, como pessoais, profissionais, educacionais, entre outros. 

Formulários do Google Forms

Quais os principais benefícios do Google Forms?

Um dos maiores benefícios do Google Forms é que ele é bastante completo e gratuito. Com uma aparência simples e intuitiva, é possível que você desenvolva formulários elaborados, podendo escolher diversos tipos de respostas, como:

  • Respostas curtas ou longas;
  • Múltiplas escolhas;
  • Caixas de seleção;
  • Listas suspensas;
  • Modelos de escalas;
  • Inclusão de data, horário, envio de imagens.

Além disso, é possível personalizar a aparência do seu formulário. Dessa forma, dá para deixá-lo com um visual mais agradável ou de acordo com as cores de marca do seu negócio. 

Exemplo de formulário do Google Forms

Por que ter alternativas ao Google Forms?

Apesar de ser uma ferramenta bastante completa e útil, é importante conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado. Existem alguns motivos que podem fazer com que você busque outras alternativas aos formulários do Google, como: 

Privacidade e segurança

Embora o Google seja conhecido por suas práticas de segurança robustas, algumas organizações podem requisitar soluções que ofereçam maior controle sobre os dados.

Customização e flexibilidade

Algumas alternativas podem oferecer recursos mais avançados de customização e flexibilidade na criação de formulários. Isso pode ser importante para quem precisa de opçõess específicas que o Google Forms não oferece.

Limitações de recursos e integração

O Google Forms é uma ferramenta poderosa e fácil de usar, porém, ela pode não atender a todas as necessidades. Algumas pessoas podem precisar de recursos extras como integrações específicas com ferramentas de análise de dados, que só estão disponíveis em outras plataformas 

Suporte ao cliente

Dependendo da plataforma escolhida, o suporte ao cliente pode ser um fator importante. Algumas alternativas podem oferecer suporte mais personalizado ou tempos de resposta mais rápidos do que o suporte oferecido pelo Google.

Quais as melhores alternativas do Google Forms?

Para aprimorar sua estratégia de marketing digital, existem diversas alternativas gratuitas ao Google Forms disponíveis no mercado. Vamos conhecer algumas delas.

HubSpot Forms

A Hubspot é uma plataforma de CRM repleta de recursos integrados em único ambiente e uma dessas ferramentas é o Hubspot Forms

Os formulários da HubSpot oferecem uma variedade de modelos personalizáveis para atender às necessidades dos mais variados tipos de negócio. Você pode escolher diferentes formatos, como:

  • Formulários integrados nas páginas do seu site. 
  • Formulários independentes compartilháveis via link.
  • Banners deslizantes.

Assim como no Google Forms, a Hubspot também disponibiliza modelos pré-escritos que correspondem ao objetivo específico do seu formulário. Esses modelos abrangem opções como a geração de inscrições em newsletters ou o envio de consultas nas páginas de contato do seu site.

HubSpot Forms

Além dos recursos de estilização e compartilhamento, os formulários da Hubspot contam com algumas soluções populares e altamente requisitadas, como:

  • Integração com ferramentas de análise visando entender como os usuários interagem com os formulários;
  • Ferramentas de CRM do Salesforce e da HubSpot integradas, o que facilita o armazenamento e manutenção dos dados dos clientes;
  • Editor WYSIWYG (“What You See Is What You Get”, ou “o que você vê é o que você recebe”) criado para cada formulário.

Apesar de disponibilizar opções pagas, é importante ressaltar que a ferramenta de formulários do HubSpot pode ser usada de maneira gratuita.

Cognito Forms

O Cognito Forms é uma ferramenta de formulário que contempla recursos mais simples, como inserção de texto e múltiplas escolhas. Porém, ele também permite incluir formas de pagamento e integração de dados com um site por meio de JSON.

Cognito Forms

Assim como nas opções anteriores, a empresa fornece diversos modelos pré estabelecidos. Entretanto, um ponto interessante da Cognito é que você pode escolher os modelos por tipo, indústria e recursos.

Os modelos por tipo são diversificados e incluem formulários de inscrições, de contato e de atendimento ao cliente. Ou seja, eles são agrupados por objetivo do projeto. 

Já os formulários de indústria são sugestões criadas para ramos mais específicos de negócio. Dentre as opções, há formulários para contabilidade, recursos humanos, instituições religiosas, ramo de construção, entre muitos outros. 

Por fim, os modelos de recursos possuem comandos como cálculos, recolhimento de pagamento, lógica condicional, assinatura eletrônica, entre outros.

Modelos do Cognito Forms

O Cognito Forms possui o plano gratuito individual, que permite a entrada de apenas um único usuário e possui 100 MB de armazenamento. Já os planos pagos variam de $15 a $99.

Um ponto importante sobre o Cognito Forms é que pode ser um pouco confuso e difícil de ser usado no começo. Porém, a empresa disponibiliza toda uma gama de guias e conteúdo que ajudará você com isso!

Zoho Forms

Assim como o Google e a Hubspot, o Zoho é uma SUITE (Sistemas Únicos Integrados de Tramitação Eletrônica) “tudo em um”. Ou seja, um software que integra diversas ferramentas em um único local, com armazenamento em nuvem. Uma dessas ferramentas é a de formulário. 

O principal benefício de trabalhar com formulários de suites é a possibilidade de integração com todas as outras ferramentas disponíveis. Você pode integrar seus formulários a ferramentas de CRM e de análise da própria Zoho. Caso queira, também é possível utilizar o Salesforce e Google Drive. 

Além disso, o Zoho Forms possui uma interface intuitiva e a construção do formulário é feita no método “arrasta e solta”. Ou seja, você não precisa mexer em código para criar suas páginas. 

Um dos principais benefícios dessa ferramenta é que você também pode criar páginas de compra, com seleção de produtos e formas de pagamento. Você também pode acessar a ferramenta direto no seu celular com o aplicativo da Zoho, disponível para iOS e Android.

Zoho Forms

Jotform

A Jotform é uma ferramenta para a criação de formulários completos, tanto em opções quanto em possibilidades de estilização. 

Com o Jotform você pode configurar formas de pagamento, gerar relatórios e automatizar fluxos de trabalho. Porém, o mais interessante é a possibilidade de criar uma loja virtual com ele sem escrever uma linha de código. 

Jotform

Basta ajustar a aparência da sua loja, incluir seus produtos, adicionar sua forma de pagamento e pronto! Caso queira, você pode incorporar o layout da sua loja online construída no Jotform no seu site. Basta copiar o iframe que fica disponível na área de configurações do formulário no HTML do seu site ou utilizar um plugin.

Typeform

O Typeform tem como princípio formulários mais atrativos e diferentes, que prezam pelo design e beleza. 

A disposição dos elementos do formulário também é um pouco diferente da maioria das ferramentas. No Typeform, cada pergunta aparece em uma página, que segue para a próxima assim que preenchida. 

Assim como as demais, a Typeform pode ser integrada com diversas ferramentas, como o Google Analytics e o Microsoft Teams. Também é possível criar ordens de serviço e configurar formas de pagamento.

O Typeform possui um plano totalmente gratuito, bem como planos pagos com 4 opções diferentes, e possibilidade de pagamento mensal ou anual.

Typeform

Formstack

Formstack é um software suite com diversas ferramentas compartilhadas, entre elas a ferramenta de formulário online

Com uma interface simples, no padrão de criação “arrasta e solta”, o Formstack pode ser integrado a diversas ferramentas como Salesforce. Além disso, possui diversas configurações personalizadas para captar dados e transformá-los em insights importantes

Para testar o Formstack, você pode se cadastrar com acesso gratuito de teste por 15 dias. Após esse período, existem diversos planos e preços, do mais básico até os planos nativos do Salesforce.

Formstack

SoGolytics

A SoGolytics é uma abrangente ferramenta de pesquisa on-line e plataforma de gerenciamento de experiência. Com diversas modalidades, é possível desenvolver vários formatos de coleta de dados. 

A SoGo Survey, por exemplo, é uma ferramenta de pesquisa de mercado. Ela é capaz de criar em poucos minutos formulários para pesquisa com aspecto profissional e recursos avançados e que geram importantes análises.

SoGolytics

A SoGo Care, por sua vez, é um software avançado para captar feedbacks empresariais. Com ela, dá para desenvolver as perguntas certas para um gerenciamento de feedback mais assertivo.

Você pode se cadastrar e utilizar as ferramentas de maneira gratuita, porém existem planos pagos para necessidades mais avançadas.

Tally

O Tally talvez seja uma das ferramentas mais simples e intuitivas, já que é tudo feito com poucos cliques. Ou seja: não é necessário nenhum tipo de cadastro no site para iniciar o processo de construção do formulário. 

Com o Tally, você pode desenvolver os mais variados formulários e configurar desde perguntas simples, configurar lógica, recolher assinatura e até mesmo pagamento. 

Ele é 100% gratuito, mas possui algumas opções pagas para opções mais avançadas.

Tally

Conclusão

O formulário é uma ferramenta capaz de levantar dados e insights poderosos para qualquer empreendimento. Além disso, tem um papel fundamental na produtividade e fluxo de trabalho de diversas equipes. 

Seja para desenvolver um novo produto ou serviço ou receber feedbacks de seus clientes, é importante ter opções além do Google Forms. Então, que tal testar agora nossas dicas de opções de formulários alternativos e deixar nos comentários quais você mais gostou? 

Navegue por tópicos

  • O que é o Google Forms?

    • Quais os principais benefícios do Google Forms?

    • Por que ter alternativas ao Google Forms?

    • Privacidade e segurança

    • Customização e flexibilidade

    • Limitações de recursos e integração

    • Suporte ao cliente

  • Quais as melhores alternativas do Google Forms?

    • HubSpot Forms

    • Cognito Forms

    • Zoho Forms

    • Jotform

    • Typeform

    • Formstack

    • SoGolytics

    • Tally

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Carolina Boratino

Analista de SEO, estrategista de conteúdo e redatora com 7 anos de experiência. Já trabalhou com grandes marcas do mercado e tem experiência tanto no mundo freela, quanto em grandes agências, com clientes renomados. Escreve sobre SEO, tecnologia e marketing no geral.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários