O SEM (Search Engine Marketing) é um conjunto de técnicas que visam utilizar o poder de visibilidade dos buscadores para promover um site. Vem entender!
Você deve saber que para que seu site ou blog seja notado, você precisa muito mais que um bom desenvolvimento, escaneabilidade, responsividade e um ótimo texto, não é mesmo? Para ser encontrado nos mecanismos de busca da internet, como o famoso Google, Bing ou até mesmo o YouTube, é preciso investir em SEO e também em SEM.
Com eles, você consegue promover seu site, blog ou landing page, para chegar ao seu público-alvo.
Neste post, vamos te ajudar a entender o que é o SEM e como adotá-lo em suas estratégias de marketing digital. Acompanhe!
O que é SEM?
SEM é a sigla para Search Engine Marketing ou, em tradução livre para o português, marketing para os mecanismos de busca. Por meio dele, se usam estratégias pagas por meio do Google Ads para promover a sua marca nos mecanismos de busca.
Quando você busca por algo no Google ou Bing, vai perceber que os primeiros resultados têm a palavra “Anúncio” acima do link. Isso quer dizer que o marketing daquela empresa promoveu seu site ou blog para aquela busca de palavras-chave que você fez.
O SEM tem como objetivo divulgar sites ou ações de empresas, por meio de anúncios pagos, para alavancar os resultados e conversões.
Quais são os benefícios do SEM?
Com o SEM, você tem resultados muito mais rápidos em conversões e até em vendas. Isso acontece porque, com os anúncios segmentados para o seu público, você tem muito mais chances de cliques e de aumentar a visibilidade nos resultados de busca da internet.
A partir do marketing para mecanismos de busca, além de ter controle sobre suas campanhas e resultados, você também consegue testar novas estratégias para conseguir mais conversões e clientes.
Além disso, em períodos de menor busca por suas soluções dá para criar campanhas segmentadas para trazer mais tráfego ao seu site ou blog.
É importante que você tenha em mente que o SEM e o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas) andam juntos.
Afinal, com o SEO você cria estratégias para otimizar o seu site, blog e landing pages para que sejam bem ranqueadas no Google e apareçam nos primeiros resultados de busca.
O SEO, diferente do SEM, não tem custo. Porém, é uma estratégia que traz resultados a longo prazo.
Semelhanças entre SEM e SEO
SEM e SEO são estratégias muito confundidas pelo público em geral. Separamos aqui algumas semelhanças entre elas. Confira!
Trazem tráfego relevante ao seu site
Ambos trazem tráfego qualificado para o seu site ou blog, por meio das palavras-chave usadas em seus anúncios ou de maneira orgânica (gratuita).
Dão maior visibilidade para sua empresa
Quando alguém faz uma busca no Google, normalmente é porque quer resolver uma dúvida ou mesmo comprar algum produto.
Sempre que esse usuário encontra a sua marca, seja por meio de anúncios ou mesmo por conteúdos orgânicos, você ganha maior visibilidade e pode até se tornar referência no assunto ou como lojista.
Isso só é possível por meio da segmentação em seus anúncios e trabalho com as palavras-chave voltadas ao seu negócio e público.
Ganha maior compreensão sobre o público
A partir dos resultados das campanhas de SEM, assim como dos ganhos com SEO, você tem mais detalhes sobre o seu público, o que ele busca e quais são os seus interesses. Com isso, fica mais fácil ter maior assertividade nas campanhas de links patrocinados e produção de conteúdo.
Ambos os canais usam palavras-chave
Você já deve ter percebido que, na internet, a palavra-chave reina. E, obviamente, elas fazem parte das estratégias de SEM e SEO. São elas que direcionam o cliente para os links, sejam eles patrocinados ou orgânicos.
Características do SEM
Agora que você viu que o SEM e o SEO possuem algumas relações, vamos apresentar algumas características associadas ao SEM.
No SEM, o anúncio fica identificado
Todos os anúncios que fizer serão mostrados no topo da página de busca. Ao realizar buscas no Google, verá que os primeiros links são marcados com a palavra “anúncio” no topo. Ou seja, os resultados com links patrocinados tem visualização diferenciada dos orgânicos.
SEM gera resultados imediatos
Após a campanha de anúncios estar no ar, você consegue ver os resultados imediatamente nos resultados de pesquisa no Google (diferente do SEO, em que esses resultados demoram para aparecer, já que é uma estratégia a longo prazo e sem custos).
Links patrocinados
Os links patrocinados fazem parte da internet há um bom tempo. O Google lançou a mais famosa e utilizada plataforma de anúncios nos anos 2000 e ela segue ativa até hoje.
Por meio das campanhas no Google Ads, os anúncios começam a aparecer não só no buscador, como também nas redes sociais, portais e muito mais.
A grande vantagem da ferramenta é que você pode segmentar as campanhas conforme o seu público e seus objetivos de marketing. Além disso, você não precisa de grandes investimentos para começar a fazer os anúncios e pode pausá-los sempre que quiser.
Aliás, preparamos um vídeo para te ajudar a entender como descobrir qual é o público que mais converte em sua campanha de Google Ads. Vem conferir:
Mas, é importante lembrar: sempre que você para uma campanha, seus anúncios param de aparecer e você começa a perder a visibilidade.
Por isso, é importante aliar as campanhas de SEM com SEO para estar sempre presente nos resultados de busca na internet.
Dicas para um SEM de sucesso
Apesar de ser uma estratégia em que você paga para o Google, é preciso se atentar a alguns conceitos para ter resultados ainda mais efetivos. Confira alguns deles a seguir:
Aposte em palavras-chave cauda longa
Quem trabalha com produção de conteúdo deve saber que existem dois tipos de palavra-chave no Google: cauda curta (geralmente mais genéricas, como “loja virtual”) e cauda longa (para pesquisas mais específicas, como “qual o investimento para uma loja virtual”).
É de esperar que as cauda curta sejam mais disputadas e acabem “disparando para todos os lados”, enquanto as cauda longa, mesmo com um volume de busca menor, acabam respondendo uma dúvida do usuário e garantindo mais chances de conversão.
Fuja do Black Hat
O Black Hat consiste em uma técnica para tentar otimizar uma página, mas com caminhos, digamos, bem tortos nos conceitos do Google.
Como os algoritmos do Google trabalham a todo instante para encontrar páginas que não concordem com as diretrizes da Gigante das Buscas, apostar no uso excessivo de palavras-chave, por exemplo, é algo que não vai ajudar. Pelo contrário: pode fazer qualquer esforço ir para o limbo da internet.
Fique de olho no Google Analytics
Além de investir nos links pagos do Google, um bom estrategista de marketing precisa usar ferramentas para medir se suas ações estão realmente valendo a pena. A mais importante delas é o Google Analytics.
Dentro desses relatórios você pode verificar parâmetros como alcance, tempo gasto nas páginas, taxa de rejeição e outros dados que ajudam a otimizar essas ações.
Não esqueça o CTA!
CTA é um gatilho para que o usuário clique no conteúdo que você pretende mostrar. Se você elaborar uma frase atrativa (geralmente trazendo palavras como veja, baixe, conheça e outras similares), as chances de ter mais cliques no seu conteúdo são boas.
Fique de olho na concorrência
Acredite: você não é o único no mercado querendo apostar em SEM.
Dessa forma, esteja de olho naquilo que sua concorrência (buscando no próprio Google e usando ferramentas específicas para realizar essas análises) com o intuito de se manter sempre competitivo.
Como implementar o SEM no seu negócio
Se você for criar as estratégias de SEM sozinho, é importante que estude muito sobre o assunto.
Na internet, existem diversos conteúdos gratuitos sobre o assunto. Além disso, também é importante estudar sobre mídia paga, como ela funciona e como usar a ferramenta de mídia paga do Google, o Google Ads.
Agora, caso não sinta confiança em fazer isso sozinho, procure um profissional para te ajudar. No mercado, existem diversos freelancers, que podem cuidar das suas campanhas e te ajudar a alavancar a sua empresa.
Além disso, lembre de ter um orçamento voltado apenas para links patrocinados. É importante que a sua empresa sempre esteja em evidência e é por meio desses anúncios que você ficará mais próximo do seu público e conseguirá mais conversões.
Por fim, é importante que você entenda com clareza para que serve e como funciona o SEM e SEO, pois eles têm objetivos diferentes. As estratégias se complementam, mas precisam ser trabalhadas de forma que juntas, alavanquem as suas estratégias de marketing.
Esperamos ter ajudado você a entender o que é SEM e SEO e como as estratégias podem ajudar a alavancar a sua empresa.
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Não esqueça de comentar o que acha da estratégia de SEM!