Como enviar encomendas pelo correio? Quanto custa, como enviar? São muitas as dúvidas que respondemos nesse guia completo. Clique aqui!
Uma das principais etapas em todo o processo de venda é a entrega do produto. Quando pensamos em entrega, logo associamos duas opções: transportadora ou Correios. Mas você sabe qual dessas alternativas é a mais vantajosa para o seu negócio?
Neste post, vamos falar sobre o processo para enviar encomenda pelos Correios. De quebra, você vai ver uma maneira prática de gerar suas etiquetas com a ajuda da HostGator. Confira!
O que considerar ao enviar encomenda pelos Correios?
Muitas vezes, o custo do frete supera o valor do produto vendido em uma loja virtual. Isso acaba afastando os clientes do e-commerce, que entendem que não é vantajoso comprar aquele item em uma loja online.
Em muitos casos, é exatamente o custo de envio que acaba afastando o comprador de uma loja. Por isso, é importante pensar, sempre que possível, em maneiras de baratear o despacho dos produtos.
Além disso, também é preciso considerar mais alguns pontos para encontrar a garantir a satisfação no envio da encomenda. Veja quais são eles a seguir:
- Embalagem adequada: certifique-se de embalar os itens de forma segura e protegida para evitar danos durante o transporte. Use materiais de embalagem adequados, como caixas resistentes, papel bolha, enchimento de espuma, etc;
- Endereço correto: verifique se o endereço do destinatário está correto e legível na embalagem. Inclua informações detalhadas, como nome completo, número da casa ou apartamento, nome da rua, código postal, cidade e país;
- Serviço de entrega: escolha o serviço de entrega adequado de acordo com suas necessidades. Considere fatores como velocidade de entrega, rastreamento, seguro, e custo. Os correios oferecem uma variedade de opções, desde serviços expressos até serviços econômicos;
- Peso e dimensões: verifique se a sua encomenda atende aos requisitos de peso e dimensões do serviço escolhido. Pacotes que excedem os limites podem estar sujeitos a taxas adicionais ou restrições de envio;
- Declaração de conteúdo: esse documento é necessário ao enviar itens de alto valor ou para outro pais. Em geral, ele descreve os itens contidos na encomenda e seu valor, e você pode usar a nossa ferramenta para criar esse documento;
- Seguro: considere adquirir um seguro para a sua encomenda, especialmente se estiver enviando itens de alto valor. Isso pode ajudar a protegê-lo contra perdas ou danos durante o transporte;
- Rastreamento: escolha um serviço de entrega que ofereça rastreamento. Isso vai ajudar a monitorar o progresso da sua encomenda e estar ciente de qualquer problema ou atraso;
- Restrições de envio: esteja ciente das restrições aplicáveis, como itens proibidos (como materiais perigosos) ou com restrições específicas (como líquidos inflamáveis ou perecíveis);
- Documentação necessária: se estiver enviando para outro país, verifique se há alguma documentação adicional necessária. Isso pode incluir formulários alfandegários ou certificados de origem, dependendo do destino e do conteúdo da encomenda.
- Prazos de entrega: certifique-se de enviar sua encomenda dentro do prazo recomendado. Isso vai garantir que ela chegue ao destino no tempo desejado, especialmente se for uma entrega com prazo determinado.
Quais os tipos de carga para enviar encomendas pelos Correios?
Ao fazer um orçamento para o envio, é necessário fazer um levantamento do tipo de frete que será utilizado. Isso porque cada tipo de carga tem um custo específico. Confira aqui:
Cargas leves e pouco frequentes
Esse tipo de carga pode ser enviada pelos Correios, já que são produtos leves e que não têm risco de sofrer danos. Se você optar pelo serviço postal, tem a alternativa de escolher pela coleta do produto em seu endereço.
Os valores para esta modalidade são razoáveis e, provavelmente, não impedirão os seus clientes de comprarem de você.
Cargas leves e regulares
Se você trabalha com produtos leves e os envia com muita frequência, é necessário comparar o custo dos Correios com o das transportadoras. As duas alternativas são adequadas para o tipo de carga, e você poderá escolher a que tiver melhores preços.
Cargas pesadas
Se você trabalha com cargas pesadas, as transportadoras são a alternativa mais adequada para realizar o serviço. Os Correios têm limite de espaço e de peso, o que faz com que os valores fiquem impraticáveis.
Qual a forma mais barata de enviar encomendas pelos Correios?
Se você trabalha com produtos compactos e não muito frágeis, o PAC é a escolha mais barata para enviá-los. A grande diferença entre o PAC e o Sedex é o preço e o prazo de envio.
A lógica é essa: o PAC tem preço menor e prazo maior, enquanto o Sedex tem preço maior e prazo menor. Em geral, os comércios eletrônicos trabalham com a modalidade PAC e oferecem a alternativa de Sedex ou de transportadora para casos de urgência.
No site oficial dos Correios existe uma seção destinada a simular o preço de envio. Ele varia conforme o endereço de origem, o destino, a modalidade de envio e o tipo de embalagem (peso e dimensões). Com esses dados, é possível saber qual a forma mais barata de enviar encomendas pelos Correios.
Qual a forma mais barata de enviar encomendas para o exterior?
Se o seu comércio eletrônico faz envios para o exterior, deve trabalhar com modalidades diferentes do Sedex tradicional e do PAC.
A Mercadoria Econômica é a forma mais barata de enviar encomendas para outros países. No entanto, este tipo de entrega tem baixa prioridade, ou seja, é bastante demorada.
As outras alternativas de envio são:
- Leve Internacional: preço moderado e é um pouco mais ágil do que a Mercadoria Econômica;
- EMS Mercadoria Expressa: garante prioridade no envio, mas tem preço elevado;
- Sedex Mundi Mercadoria: a modalidade mais rápida e mais cara.
Se você quiser simular o custo de envio dos seus produtos para o exterior, clique aqui. Para calcular, é necessário informar a modalidade de envio, as dimensões e peso da embalagem e o endereço de origem e de destino.
Como enviar encomendas grandes para outro estado?
Os Correios oferecem duas modalidades de envio para encomendas grandes. A mais rápida e mais cara é o Sedex Grandes Formatos. Por sua vez, a mais econômica e, por isso, com um prazo maior de entrega, é o PAC Grandes Formatos.
O custo destes tipos de envio varia conforme o peso, as medidas e o endereço de origem e de destino da embalagem.
Como os fretes são calculados?
Se você trabalha com comércio eletrônico, sabe que o preço final do envio dos produtos depende do endereço de origem e de destino. Ele também pode variar conforme o peso da embalagem, suas dimensões e a modalidade de envio escolhida.
Para facilitar a sua busca pela forma mais barata de enviar encomendas, vamos detalhar um pouco mais a respeito do cálculo de frete. Veja aqui:
Fórmula do cálculo de frete
O peso e a dimensão da embalagem são dois fatores muito importantes na hora de calcular o preço do frete. Para falarmos sobre isso, é fundamental entender um pouco sobre a cubagem. Você sabe o que é isso?
Esse termo utilizado em logística se refere a um cálculo, cujo objetivo é otimizar os recursos. Isso porque o espaço é avaliado, fazendo com que cargas de pesos variados tenham valores de frete aproximados.
Isso só é possível porque a transportadora pode trabalhar com cargas mistas, visando reduzir o número de viagens. Para realizar o cálculo, são considerados o comprimento do veículo, a largura, a altura e também o fator de cubagem. Essa é uma constante – uma convenção estipula 300 kg por metro cúbico.
A fórmula é assim:
ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO x UNIDADES (SE NECESSÁRIO) x 300 (FATOR DE CUBAGEM)
Exemplo: 0,1 x 0,1 x 0,1 x 80 x 300 = 24KG
Frete para Cargas Volumosas
A partir desta lógica, as cargas volumosas e leves acabam resultando em um custo maior. Isso porque a cubagem procura distribuir melhor o peso da carga em relação ao espaço do veículo.
A grande vantagem de conhecer esse tipo de cálculo é poder negociar contratos com mais facilidade com as transportadoras. Vale lembrar que, no caso de cargas fracionadas, o fator de cubagem considerado é de 200 kg por metro cúbico.
Isso tudo porque a transportadora calcula os preços conforme a capacidade dos seus veículos. Assim, o ideal é trabalhar com empresas que possuem desde motocicletas até caminhões.
Outra maneira de otimizar os recursos é selecionar empresas especialistas em transporte com furgões, por exemplo.
Preço com base no peso da carga
Os Correios, por sua vez, permitem simular o envio de acordo com as dimensões e o peso da embalagem. Como o cálculo considera o volume da caixa, uma boa dica é usar embalagens que tenham medidas parecidas com o seu produto.
Confira os pesos e medidas mínimos e máximos para enviar encomendas pelos Correios:
Medidas de Pacotes e Caixas
- Altura (A) – de 1 cm a 105 cm
- Comprimento (C) – de 15 cm a 105 cm
- Largura (L) – de 10 cm a 105 cm
- Soma de A + C + L – 26 cm a 200 cm
Pesos de Pacotes e Caixas
- Sedex – até 30kg
- Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje – até 10kg
- PAC – até 30kg (nacional) e até 50kg (estadual)
- PAC mini – até 300g
Dicas para um bom envio de encomenda
Para ter a melhor experiência com o envio de encomendas pelos Correios, é importante seguir as dicas abaixo.
- Escolha a embalagem adequada: utilize uma embalagem resistente e do tamanho correto para proteger o conteúdo da encomenda. Caixas reforçadas, papel bolha e fita adesiva de qualidade são essenciais para evitar danos durante o transporte;
- Preencha o interior da caixa: para evitar que o item se mova dentro da embalagem, preencha os espaços vazios com materiais como papel amassado, espuma ou plástico bolha. Isso ajuda a proteger o conteúdo de impactos;
- Verifique as restrições de envio: Antes de enviar, confira se o item que você pretende despachar não está na lista de itens proibidos ou restritos dos correios. Alguns produtos, como líquidos inflamáveis e baterias, têm regras específicas para envio;
- Use etiquetas claras e legíveis: certifique-se de que o endereço do destinatário está corretamente preenchido e legível. Use etiquetas grandes e evite escrever diretamente na embalagem, para garantir que a informação não seja danificada ou borrada;
- Considere o seguro de envio: para itens de valor, é recomendável contratar um seguro. Isso garante que você será reembolsado caso a encomenda seja perdida ou danificada durante o transporte;
- Envie com antecedência: planeje-se para enviar suas encomendas com antecedência, especialmente em períodos de alta demanda, como datas comemorativas. Isso ajuda a evitar atrasos na entrega;
- Revise o endereço de entrega: verifique o endereço de entrega mais de uma vez antes de despachar a encomenda. Pequenos erros podem resultar em devoluções ou extravios;
- Considere a opção de aviso de recebimento: se precisar de uma confirmação de que o destinatário recebeu a encomenda, opte pelo serviço de Aviso de Recebimento (AR). Isso é útil para envios importantes.
Aproveite o gerador de etiquetas da HostGator!
Se você precisa gerar algumas etiquetas para enviar seus produtos, pode contar com a ajuda do gerador de etiquetas da HostGator!
Para ter o material pronto para o envio de suas encomendas, basta acessar a página da nossa ferramenta e preecher os campos com os dados necessários do remetente e do destinatário. No final, você só precisa clicar em Gerar Etiqueta e imprimir as informações que serão usadas para identificar o pacote.
Caso queira saber um pouco mais sobre e-commerce, dê uma olhada nos posts abaixo: